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Title: Translação do conhecimento baseado em evidências científicas para melhorar a prática clínica de obstetras
metadata.dc.creator: LIMA, Leilson da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: SANTOS, Rafael Cleison Silva dos
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/0116465182908153
metadata.dc.type: Dissertação
Citation: LIMA, Leilson da Silva. Translação do conhecimento baseado em evidências científicas para melhorar a prática clínica de obstetras. Orientador: Rafael Cleison Silva dos Santos. 2021. 73 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/825. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O modelo predominante de assistência ao parto no Brasil caracteriza-se pelo uso abusivo ou inadequado de intervenções obstétricas em todos os períodos clínicos do parto. Sabe-se que essas intervenções podem ser prevenidas ou reduzidas com a adoção de práticas preconizadas pelas Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto do Ministério da Saúde. Esse documento é subsidiado pela Organização Mundial de Saúde, contundo, em nossa realidade a maioria das práticas obstétricas não segue essas recomendações. O estudo teve como objetivo avaliar a eficácia de intervenções educativas baseadas em evidências científicas para melhorar a prática clínica de obstetras. Trata-se de estudo longitudinal, quase experimental, com enfermeiros e médicos que atuam na assistência ao parto no Hospital Estadual de Santana, Amapá, Brasil, onde realizou-se 21 entrevistas estruturadas na pré e pós-auditoria, além de intervenções educativas com “auditoria e feedback” e “diretrizes de prática clínica” recomendadas pela Cochrane collaboration para provocar mudanças no comportamento dos profissionais de saúde. Nas entrevistas, utilizou-se um questionário estruturado com 29 questões e cinco opções de respostas em escala Likert, variando de “nunca” a “sempre”, com pontuação de 1 a 5. Além disso, 12 banners impressos em forma de adesivos, medindo 120 x 90 centímetros, foram fixados na recepção da maternidade e nas duas salas de parto para reforçar aos profissionais àquelas recomendações das diretrizes de prática clínica. O estudo foi realizado em três fases: pré-auditoria e (fase 1); implementação das práticas (fase 2, que corresponde às intervenções educativas); pós-auditoria (fase 3). Os dados foram descritos e analisados de forma descritiva e inferencial através do ranking médio e ranking médio total da escala Likert (mediante comparação entre os resultados das etapas 1 e 3), com nível de significância de 5%. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Amapá sob parecer nº 2.853.419. Os achados mostram que em relação as práticas obstétricas, e de acordo com ranking médio da escala Likert, houve aumento significativo da proporção de profissionais que recomendam ou realizam a sutura perineal com fio sintético absorvível (p=0,003) e a técnica de compressa morna no períneo (p=0,031). Sobre as intervenções obstétricas, proporcionalmente, houve redução de profissionais que recomendam ou realizam a manobra de Kristeller no parto, com diferença estatística (p=0,023). Na análise do ranking médio total, houve aumento da proporção de profissionais favoráveis à recomendação ou realização de práticas obstétricas, após a exposição dos banners, na comparação entre as fases 1 e 3, porém, sem diferença estatística significante (p=0,230) e redução proporcional de profissionais recomendando ou realizando intervenções obstétricas desnecessárias, com diferença estatística (p=0,024), entre as fases 1 e 3. Conclui-se que as intervenções educativas proporcionaram melhoras na prática dos profissionais. Sugerimos novas pesquisas com estratégias de intervenções educativas que incluam abordagens multifacetadas para melhorar a qualidade nos cuidados baseados em evidência na assistência ao parto.
Abstract: The predominant model of childbirth assistance in Brazil is characterized by the abusive or inappropriate use of obstetric interventions in all clinical periods of childbirth. It is known that these interventions can be prevented or reduced with the adoption of practices advocated by the National Guidelines for Assistance to Childbirth of the Ministry of Health. This document is subsidized by the World Health Organization, however, in our reality, most obstetric practices do not follows these recommendations. The study aimed to evaluate the effectiveness of educational interventions based on scientific evidence to improve the clinical practice of obstetricians. This is a longitudinal, quasi-experimental study with nurses and doctors who work in childbirth care at the Hospital Estadual de Santana, Amapá, Brazil, where 21 structured interviews were carried out in the pre and post-audit, in addition to educational interventions with “audit and feedback” and “clinical practice guidelines” recommended by Cochrane collaboration to bring about changes in the behavior of healthcare professionals. In the interviews, a structured questionnaire with 29 questions and five answer options on a Likert scale was used, ranging from “never” to “always”, with a score from 1 to 5. In addition, 12 printed banners in the form of stickers, measuring 120 x 90 centimeters, were fixed at the maternity reception and in the two delivery rooms to reinforce the professionals to those recommendations of the clinical practice guidelines. The study was carried out in three phases: pre-audit and (phase 1); implementation of practices (phase 2, which corresponds to educational interventions); post-audit (phase 3). The data were described and analyzed in a descriptive and inferential way through the average ranking and total average ranking of the Likert scale (by comparing the results of steps 1 and 3), with a significance level of 5%. The study was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Amapá under opinion No. 2,853,419. The findings show that in relation to obstetric practices, and according to the average ranking of the Likert scale, there was a significant increase in the proportion of professionals who recommend or perform the perineal suture with absorbable synthetic thread (p = 0.003) and the warm compress technique in the perineum (p = 0.031). Regarding obstetric interventions, proportionally, there was a reduction in the number of professionals who recommend or perform the Kristeller maneuver in childbirth, with a statistical difference (p = 0.023). In the analysis of the total average ranking, there was an increase in the proportion of professionals in favor of recommending or performing obstetric practices, after the exposure of the banners, in the comparison between phases 1 and 3, however, without significant statistical difference (p = 0.230) and reduction proportion of professionals recommending or performing unnecessary obstetric interventions, with statistical difference (p = 0.024), between phases 1 and 3. It is concluded that educational interventions provided improvements in the professionals' practice. We suggest new research with educational intervention strategies that include multifaceted approaches to improve the quality of evidence-based care in childbirth care.
Keywords: Auditoria clínica
Parto - assistência
Parto - intervenção obstétrica
Obstetras - prática clínica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ:: CIENCIAS DA SAUDE
Publisher: UNIFAP - Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: Via SIPAC
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - PPGCS

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