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Title: Identificação de sintomas psicopatológicos em escolares e fatores de risco associados
metadata.dc.creator: MONTEIRO, Marcela Dias Bentes
metadata.dc.contributor.advisor1: BITTENCOURT, Marina Nolli
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/6501229965485806
metadata.dc.type: Dissertação
Citation: MONTEIRO, Marcela Dias Bentes. Identificação de sintomas psicopatológicos em escolares e fatores de risco associados. Orientadora: Marina Nolli Bittencourt. 2020. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2020. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/826. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Sintomas psicopatológicos podem acometer a criança quando situações externas ou internas mudam o seu comportamento, interferindo de forma direta ou indireta no seu desenvolvimento psicológico e afetando, assim, seus relacionamentos interpessoais e seu desempenho escolar. Por isso, identificar precocemente as crianças com risco de desenvolver um quadro de transtorno mental permitirá uma intervenção também precoce, minimizando o sofrimento da família e tornando os profissionais de saúde e educação mais vigilantes. Os sintomas psicopatológicos mais comuns na infância são: depressão, transtornos de ansiedade, déficit de atenção e hiperatividade, transtorno por uso de substâncias, transtornos de conduta e transtornos alimentares. O objetivo desta pesquisa foi analisar sintomas psicopatológicos e os fatores de risco associados a eles. Tratou-se de estudo do tipo transversal e exploratório, com abordagem mista (quantitativa-qualitativa) que teve como instrumento de coleta de dados a Escala de Identificação de Sintomas Psicopatológicos em Escolares (EISPE) e um questionário sobre dados sociais, econômicos, demográficos e clínicos. O questionário também coletou dados sobre o impacto da construção de uma hidrelétrica nos escolares e suas famílias, elaborado pela pesquisadora. Para análise dos dados, foram realizadas análises descritivas e analíticas através do programa estatístico SPSS versão 22.0. Os dados qualitativos foram analisados através do software IRAMUTEQ e pela análise de conteúdo. A pesquisa foi realizada no município de Ferreira Gomes, Amapá, desenvolvida em duas escolas municipais e em uma estadual que contemplam os anos iniciais do ensino fundamental (EF). O público do projeto foram 178 crianças na faixa etária de 6 a 12 anos de idade, matriculadas nas escolas municipais e estaduais de Ferreira Gomes. A maioria das crianças tinha entre 9 e 11 anos de idade (64,0%), eram do sexo masculino (54,5%), nascidas no município de Macapá (62,4%), matriculadas nos 3º. e 4º. anos do EF (52,3%), com renda familiar menor do que um salário mínimo (65,2%), tendo responsável desempregado (66,9%), com benefício social (51,7%), sem ter se mudado de casa devido à construção da hidrelétrica (83,1%). Segundo os dados, a construção da hidrelétrica não trouxe benefícios para a família (82,0%). A pesquisa apontou: sem familiar em tratamento psiquiátrico/psicológico (87,6%), sem pessoas próximas à criança que faz uso abusivo de álcool/drogas (79,2%) e crianças que realizam atividade física (79,2%). Os sintomas psicopatológicos mais presentes foram relacionados à conduta e à atenção. No corpus textual resultante da frequência das falas dos escolares, processadas e analisadas pelo software IRAMUTEQ, as palavras “triste”, “preocupado”, “gordo”, “medo” e “pai” foram as mais frequentes. Conclui-se sobre a necessidade de atividades de promoção à saúde mental dessas crianças e suas famílias, inclusive no ambiente escolar, com intuito de diminuir os fatores de risco relacionados à saúde mental da criança e de suas famílias.
Abstract: Mental disorders can affect children when external or internal situations change their behavior, directly or indirectly interfering with their psychological development, thus affecting their interpersonal relationships and their school performance. Therefore, early identification of children at risk of developing a mental disorder will allow early intervention, minimizing family suffering and making health and education professionals more vigilant. The most common psychopathological symptoms in childhood such as depression, anxiety disorders, attention deficit hyperactivity disorder, substance use disorder, conduct disorders and eating disorders. The aim of this research is to analyze psychopathological symptoms and associated factors. to them. This is a cross-sectional and exploratory study with a mixed approach (quantitative-qualitative) that will have as data collection instrument the Identification Scale of Psychopathological Symptoms in School (EISPE) and a sociodemographic questionnaire prepared by the researcher. For data analysis, descriptive and analytical analyzes were performed using the statistical program SPSS version 22.0. Qualitative data were analyzed using IRAMUTEQ software and content analysis. The research was conducted in the municipality of Ferreira Gomes-AP developed in two municipal and one state schools that cover the initial grades of elementary school. The project audience was 178 children aged 6 to 12 years enrolled in the municipal and state schools of Ferreira Gomes. Regarding the age group, most children were between 9 and 11 years old (64.0%), male (54.5%), born in the city of Macapá (62.4%), enrolled in the 3rd and 4th grade of elementary school (52.3%), family income less than one minimum wage (65.2%), unemployed responsible (66.9%), with social benefit (51.7%), without having moved house Due to the construction of the hydroelectric dam (83.1%), the construction of the hydroelectric dam did not bring benefits to the family (82.0%), no family member in psychiatric / psychological treatment (87.6%), no people close to the child alcohol / drug abuse (79.2%), and children who perform physical activity (79.2%). The most common psychopathological symptoms were related to conduct and attention. In the textual corpus resulting from the frequency of the students' speech, processed and analyzed by the IRAMUTEQ software, the words “sad”, “worried”, “fat”, “fear” and “father” were the most frequent. It concludes about the need for mental health promotion activities of these children and their families, including in the school environment, in order to reduce the risk factors related to the mental health of children and their families.
Keywords: Criança Escolares - Psicopatologia
Criança Escolares - Sofrimento Psíquico
Crianças - saúde mental
Crianças escolares - Transtorno Mental
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ:: CIENCIAS DA SAUDE
Publisher: UNIFAP - Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: Via SIPAC
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - PPGCS

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