Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/874
Título: Base nacional comum curricular na Amazônia amapaense: (im)possibilidades e desafios na concepção de professores de Laranjal do Jari
Autores: SOUZA, Judinete do Socorro Alves de
Orientador: FIGUEIRÊDO, Arthane Menezes
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/4712716649621181
Tipo de Documento: Dissertação
Citação: SOUZA, Judinete do Socorro Alves de. Base nacional comum curricular na Amazônia amapaense: (im)possibilidades e desafios na concepção de professores de Laranjal do Jari. Orientadora: Arthane Menezes Figueirêdo. 2020. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2020. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/874. Acesso em:.
Resumo: Esta pesquisa focalizou a temática de políticas de currículo. Investigou-se a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na concepção de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do município de Laranjal do Jari (AP). Teve como objetivo geral analisar como os docentes de Laranjal do Jari (AP), compreendem os reflexos da implementação da BNCC para o processo educativo nesse município. Pretendeu-se com os objetivos específicos: 1) compreender a BNCC como um documento basilar do campo de disputas pelos projetos de educação postos socialmente; 2) discutir as contradições pertinentes à construção de uma Base Nacional Comum Curricular frente à diversidade cultural, social e econômica da Amazônia Amapaense, especificamente, no contexto de Laranjal do Jari; 3) Analisar as implicações da BNCC para as atividades pedagógicas, na perspectiva dos professores de Laranjal do Jari. Adotou-se como método de pesquisa o Materialismo Histórico Dialético, porque essa abordagem compreende que as políticas de currículo não se efetivam de forma isolada e neutra, mas que tensionam em um campo de disputas por um projeto de educação, de sociedade, privilegiando alguns conhecimentos e subalternizando outros. O estudo se constitui como uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, cujos dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas que tem como sujeitos professores do Ensino Fundamental I do município de Laranjal do Jari. Realizou-se uma análise qualitativa dos dados, na qual fizemos inferências, subsidiadas pela base epistemológica ancorada principalmente em Freire (2000), Contreras (2002), Apple (1999), Silva (2019), Arroyo (2013), Sacristán (2017) e Moreira e Candau (2008). Nesse sentido, a discussão questionou a BNCC como política curricular hegemônica, a qual desconsidera os saberes da Amazônia Amapaense – região diversa e com processos sociais singulares no Norte do Brasil. A BNCC traz para a educação da Amazônia Amapaense limitações que se revelam desde o planejamento do professor diante das competências e habilidades que devem ser desenvolvidas, limitações quanto à autonomia e à criatividade docente, à formação necessária dos sujeitos laranjalenses, frente às suas reais necessidades. Os resultados apontam que os professores não percebem com muita clareza a hegemonia presente no documento da Base, demostrando preocupação com as competências impostas pela BNCC aos seus planejamentos, tendo em vista que as escolas nas quais atuam não possuem condições estruturais para efetivar conhecimentos tecnológicos intrínsecos na competência da cultura digital. Demonstram, ainda, que a implementação da Base intensificará as atividades pedagógicas, trazendo maior responsabilização e precarização aos docentes diante das condições efetivas das escolas frente às competências propostas na BNCC, e o alinhamento dessas com as avaliações externas. Dessa forma, indicamos a necessidade de novos estudos sobre a BNCC, críticos e resistentes – que endossem a luta contínua e coletiva, por currículos mais inclusivos e identitários, que crie relações de pertencimento e que considere os saberes da Amazônia Amapaense e dos povos laranjalenses.
Abstract: This research focused on the theme of curriculum policies. The Brazilian National Common Curricular Base (BNCC) was investigated in the conception of teachers from the early years of Elementary Education, in the municipality of Laranjal do Jari, located in the state of Amapá. As a general objective, it was analyzed how teachers in Laranjal do Jari (AP) understand the reflexes of the implementation of the BNCC regarding the educational process in that municipality. With the specific objectives, the intention was: 1) to understand the BNCC as a base document on the field of disputes over education projects placed socially; 2) to discuss the contradictions concerning the construction of a National Common Curriculum Base in view of the cultural, social and economic diversity of the Amapaense Amazon region, specifically in the context of Laranjal do Jari; 3) to analyze the implications of the BNCC for pedagogical activities, from the perspective of the teachers in Laranjal do Jari. As a research method, Dialectical and Historical Materialism was used, since this approach understands that curriculum policies are not carried out in an isolated and neutral way, but that they tension in a field of disputes for an education project, of society, privileging some knowledge and subordinating others. This study is constituted as a field research, with a qualitative approach, whose data were obtained through semi-structured interviews with Elementary School teachers in the municipality of Laranjal do Jari. A qualitative analysis of the data was carried out, in which we made inferences, subsidized by the epistemological base anchored mainly in Freire (2000), Contreras (2002), Apple (1999), Silva (2019), Arroyo (2013), Sacristán (2017) and Moreira and Candau (2008). In this sense, the discussion questioned the BNCC as a hegemonic curricular policy, which ignores the knowledge of the Amapaense Amazon - a diverse region with unique and social processes in northern Brazil. The BNCC brings to the education of the Amapaense Amazon region limitations that can be seen since the planning made by teachers regarding the competences and skills that must be developed, the autonomy and creativity, as well as the necessary training of the Laranjal do Jari community, facing their real needs. The results indicate that teachers do not perceive very clearly the hegemony present in the base document, showing concern when it comes to the responsibilities imposed by the BNCC plan, considering that the schools in which they work do not have structural conditions to carry out intrinsic technological knowledge in competence of digital culture. They also demonstrate that the implementation of the base document will intensify pedagogical activities, bringing greater accountability and precariousness to teachers concerning the effective conditions of schools in view of the competencies proposed by the BNCC, and their alignment with external evaluations. Thus, we indicate the need for new studies on the BNCC that are critical and resistant - which endorse the continuous and collective struggle for a more inclusive curriculum that creates relationships of belonging, considering the knowledge of the Amapaense Amazon region and the people of the municipality of Laranjal do Jari.
Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular - BNCC
Educação - Amazônia
Política curricular
Educação - Laranjal do Jari
Área do conhecimento: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: Via SIPAC
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_BaseNacionalComum.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.