Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/899
Título: A integração entre atividades experimentais e simulações computacionais para o ensino da física: levantamento de teses e dissertações nacionais no período de 2009 a 2019
Autores: SOUSA, Valéria Castelo Branco de
Orientador: DEL ÁGUILA, Victor Montero
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/1505020953039541
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização
Citação: SOUSA, Valéria Castelo Branco de. A integração entre atividades experimentais e simulações computacionais para o ensino da física: levantamento de teses e dissertações nacionais no período de 2009 a 2019. Orientador: Victor Montero Del Águila; Coorientador: Erveton Pinheiro Pinto. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/899. Acesso em:.
Resumo: O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, com vista a realizar um levantamento das produções cientificas sobre a integração das atividades experimentais e simulações computacionais para o ensino da Física. Para isso, foram analisados os trabalhos depositadas no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no período de 2009 a 2019. Resultando num corpus de 25 (vinte e cinco) produções, sendo 03 (três) teses e 22 (vinte e duas) dissertações. Avaliou-se que é relevante repensar o papel da experimentação e da simulação na educação e procurar formas de concretizar em aprendizagem significativa as suas potencialidades. Pois, esses ambientes são favoráveis as discussões dos modelos físicos, sendo relevantes aliados na construção dos conceitos por parte dos alunos, em seus diversos níveis de escolaridade.
Abstract: The present study is characterized as a bibliographic research, with a view to conducting a survey of scientific productions on the integration of experimental activities and computer simulations for the teaching of Physics. For this, the works deposited in the thesis and dissertation bank of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), in the period from 2009 to 2019, were analyzed. Resulting in a corpus of 25 (twenty-five) productions, being 03 (three) theses and 22 (twenty-two) dissertations. It was evaluated that it is relevant to rethink the role of experimentation and simulation in education and to look for ways to concretize its potential in meaningful learning. Because, these environments are favorable to discussions of physical models, being relevant allies in the construction of concepts by students, at their different levels of education.
Palavras-chave: Simulações computacionais
Física - ensino
Simulação na educação
Física - atividades experimentais
Área do conhecimento: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: Via SIPAC
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCE_IntegracaoAtividadesExperimentais.pdf739,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons