Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/908
Título: Sequência didática: uma estratégia para o ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa através dos gêneros textuais discursivos
Autores: SOARES, Ana Cláudia Oliveira
DALMÁCIO, Cris Évelin da Costa
CORDEIRO, Maressa Mara Reis
NASCIMENTO, Roberta Santos do
Orientador: MENDES, Adelma das Neves Nunes Barros
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/9888614392602464
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: SOARES, Ana Cláudia Oliveira; DALMÁCIO, Cris Évelin da Costa; CORDEIRO, Maressa Mara Reis; NASCIMENTO, Roberta Santos do. Sequência didática: uma estratégia para o ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa através dos gêneros textuais discursivos. Orientadora: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes. 2010. 167 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2010. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/908. Acesso em:.
Resumo: A presente pesquisa foi realizada com o intuito de verificar a eficácia das Sequências Didáticas (SD) para o ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa (LP), especialmente quanto à formação dos alunos enquanto leitores e produtores autônomos de textos. Os estudos de Bakhtin (1952-53/1979) e Dolz e Schneuwly (2004) constituíram os principais suportes teóricos deste trabalho. Para obter os resultados foram feitas gravações em vídeo da SD realizada com 12 alunos do 3º ano do ensino médio da escola estadual Sebastiana Lenir de Almeida. Também fizemos uso de entrevistas e questionários avaliativos com os participantes da pesquisa. Ao final, a análise desses dados e das produções textuais (Cartas do Leitor) produzidas pelos discentes durante a aplicação da SD possibilitou concluir que a utilização desse procedimento de ensino/aprendizagem nas aulas de língua materna contribui significativamente no que se refere ao aprimoramento das capacidades de leitura e produção textual dos alunos.
Palavras-chave: Sequência didática
Língua portuguesa - ensino
Língua portuguesa - aprendizagem
Leitores - formação
Área do conhecimento: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Letras - Português / Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_SequenciaDidaticaEstrategia.pdf26,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons