Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/920
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNUNES, Elizabeth Lobato-
dc.creatorDIAS, Jacirema de Jesus Fernandes-
dc.date.accessioned2022-06-08T14:19:03Z-
dc.date.available2022-06-08T14:19:03Z-
dc.date.issued20-04-2014-
dc.identifier.citationNUNES, Elizabeth Lobato; DIAS, Jacirema de Jesus Fernandes. Letramento digital: formação para o conhecimento de informática por meio do projeto UNIFAPDIGITAL. Orientador: Rafael Pontes Lima. 2014. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Letras Inglês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2014. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/920. Acesso em:.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/920-
dc.description.abstractThis study analyzed the digital literacy process, which refers to the acquisition of reading/writing/use practices, made possible by the computer, developed through the extension and inclusion project, called UNIFAPDIGITAL of the Federal University of Amapá. The methodological procedures used in the research consist of questionnaires applied at the beginning and at the end of the course for the classes of the first semester of 2013. This procedure sought to evaluate the profile of the participants, as well as to investigate the initial and final knowledge regarding the knowledge of Computing. The results allowed us to infer that the digital literacy process occurs in the UNIFAPDIGITAL course, since the beginning student has little or no skill with computer technologies and, from the moment he starts to interact with them in the course, he presents a significant advance in the knowledge and computer handling, allowed through classroom practice and the use of tools in various social spheres. It is thus concluded that the UNIFAPDIGITAL project enables participants to develop skills and abilities to use, read and write, using the computer, thus allowing the process of digital literacy to take place.-
dc.publisherUNIFAP – Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectInclusão digital - políticas públicaspt_BR
dc.titleLetramento digital: formação para o conhecimento de informática por meio do projeto UNIFAPDIGITALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Rafael Pontes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3248608898278519-
dc.description.resumoEste estudo analisou o processo de letramento digital, que se refere à aquisição de práticas de leitura/escrita/uso, possibilitadas pelo computador, desenvolvido por meio do projeto de extensão e inclusão, denominado UNIFAPDIGITAL da Universidade Federal do Amapá. Os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa consistem em questionários aplicados no início e no final do curso para as turmas do primeiro semestre de 2013. Este procedimento buscou avaliar o perfil dos participantes, bem como investigar os saberes iniciais e finais no que diz respeito ao conhecimento de informática. Os resultados permitiram inferir que o processo de letramento digital ocorre no curso UNIFAPDIGITAL, visto que o aluno iniciante possui pouca ou nenhuma habilidade com as tecnologias computacionais e, a partir do momento em que passa a interagir com elas no curso, apresenta um avanço significativo no conhecimento e no manuseio do computador, permitidas por meio da prática em sala de aula e no uso das ferramentas nas diversas esferas sociais. Conclui-se assim que o projeto UNIFAPDIGITAL possibilita para os participantes o desenvolvimento de habilidades e capacidades de uso, de leitura e de escrita, mediante o computador, permitindo desta forma que ocorra o processo de letramento digital.pt_BR
dc.description.resumeCe travail a analysé le processus de illettrisme digitale, qui se réfère à l’acquisition des pratiques de lecture/écrite/utiliser, qui sont possibilité pour l’ordinateur, duquel se passé au projet de extension et de inclusion, nommé UNIFAPDIGITAL de l’Université Fédéral du Amapá. Les procedures méthodologiques utilizés dans la recherche est à travers de questionnaires appliqués au début et au fin du cours pour les classes du prémier moitié d’année de 2013. Ce procédure a cherché évaluer le profil des participants, aussi bien qu’enquêter les connaissances initiales et finales sûr informatique. Les resultats ont permis dire que le processus d’illetrisme digitale se passe dans le cours UNIFAPDIGITAL, si bien que l’élève débutant est possesseur de quelques ou aucunes habillitées avec les technologies d’ordinateur et, lorsque il intéragit avec eux au cours d’informatique ils s’évoluent significativement dans le connaissance et dans l’utilization d’ordinateur, à travers de la pratique en classe et dans l’utilisation de divers sphère sociales. Enfin, le projet UNIFAPDIGITAL permet aux élèves le dévéloppement des habillités et capacités de l’usage, de lecture et d’écrit, par milieu d’ordinateur, où se passe le procèssus d’illetrisme digitale.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0873-0468-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Letras - Português / Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_LetramentoDigitalFormacao.pdf2,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons