Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/920
Title: Letramento digital: formação para o conhecimento de informática por meio do projeto UNIFAPDIGITAL
metadata.dc.creator: NUNES, Elizabeth Lobato
DIAS, Jacirema de Jesus Fernandes
metadata.dc.contributor.advisor1: LIMA, Rafael Pontes
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/3248608898278519
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citation: NUNES, Elizabeth Lobato; DIAS, Jacirema de Jesus Fernandes. Letramento digital: formação para o conhecimento de informática por meio do projeto UNIFAPDIGITAL. Orientador: Rafael Pontes Lima. 2014. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Letras Inglês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2014. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/920. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo analisou o processo de letramento digital, que se refere à aquisição de práticas de leitura/escrita/uso, possibilitadas pelo computador, desenvolvido por meio do projeto de extensão e inclusão, denominado UNIFAPDIGITAL da Universidade Federal do Amapá. Os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa consistem em questionários aplicados no início e no final do curso para as turmas do primeiro semestre de 2013. Este procedimento buscou avaliar o perfil dos participantes, bem como investigar os saberes iniciais e finais no que diz respeito ao conhecimento de informática. Os resultados permitiram inferir que o processo de letramento digital ocorre no curso UNIFAPDIGITAL, visto que o aluno iniciante possui pouca ou nenhuma habilidade com as tecnologias computacionais e, a partir do momento em que passa a interagir com elas no curso, apresenta um avanço significativo no conhecimento e no manuseio do computador, permitidas por meio da prática em sala de aula e no uso das ferramentas nas diversas esferas sociais. Conclui-se assim que o projeto UNIFAPDIGITAL possibilita para os participantes o desenvolvimento de habilidades e capacidades de uso, de leitura e de escrita, mediante o computador, permitindo desta forma que ocorra o processo de letramento digital.
Abstract: This study analyzed the digital literacy process, which refers to the acquisition of reading/writing/use practices, made possible by the computer, developed through the extension and inclusion project, called UNIFAPDIGITAL of the Federal University of Amapá. The methodological procedures used in the research consist of questionnaires applied at the beginning and at the end of the course for the classes of the first semester of 2013. This procedure sought to evaluate the profile of the participants, as well as to investigate the initial and final knowledge regarding the knowledge of Computing. The results allowed us to infer that the digital literacy process occurs in the UNIFAPDIGITAL course, since the beginning student has little or no skill with computer technologies and, from the moment he starts to interact with them in the course, he presents a significant advance in the knowledge and computer handling, allowed through classroom practice and the use of tools in various social spheres. It is thus concluded that the UNIFAPDIGITAL project enables participants to develop skills and abilities to use, read and write, using the computer, thus allowing the process of digital literacy to take place.
Keywords: Inclusão digital
Tecnologias digitais
Letramento digital
Inclusão digital - políticas públicas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Publisher: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Letras - Português / Inglês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_LetramentoDigitalFormacao.pdf2,83 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons