Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/938
Título: O ensino de PLE em duas escolas primárias de Saintgeorges de L’oyapock - Guiana Francesa: práticas pedagógicas de uma assistente de PLE
Autores: BARBOSA, Carolini Silva
RACHID, Karoline Cardoso
DIAS, Rita de Cássia da Silva Guerra
Orientador: SANTOS, Fabiana Almeida dos
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/1535755658240022
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: BARBOSA, Carolini Silva; RACHID, Karoline Cardoso; DIAS, Rita de Cássia da Silva Guerra. O ensino de PLE em duas escolas primárias de Saintgeorges de L’oyapock - Guiana Francesa: práticas pedagógicas de uma assistente de PLE. Orientadora: Fabiana Almeida dos Santos. 2017. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Francês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2017. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/938. Acesso em:.
Resumo: O programa de mobilidade estudantil ALVE (Assistant de Langue Vivant Étranger) tem propiciado anualmente o envio de diversos acadêmicos que desejam ter uma experiência internacional de trabalho a fim de realizarem intercâmbio como assistente de professor de língua estrangeira em outros países. Em face desse contexto, este estudo objetivou investigar a prática pedagógica de uma assistente de Português Língua Estrangeira (PLE) que atuou como professora, no período letivo de 2014/2015, atendendo a um público infantil (entre 5 e 12 anos) no Ensino Primário de duas escolas de uma pequena comunidade francesa. A presente temática justificou sua relevância ao propor análises e discussões sobre o fazer pedagógico de uma assistente de PLE a partir da reconstrução de suas aulas e material didático utilizado. Para tanto, optamos por um estudo de caso de natureza qualitativa nas escolas Elie Castor e Pascal Joinville, localizadas em Saint-Georges de l’Oyapock (Guiana Francesa), no período de janeiro a abril de 2015. Para a realização da coleta de dados, utilizamos como procedimentos, a observação-participante e registro das aulas em diário de campo. O embasamento teórico apoiou-se nas discussões de Almeida Filho (1993, 1995, 1997, 2004,- 2006), Leffa (2001, 2014), entre outros. A análise revelou que, embora a assistente tenha tido êxito em seu fazer pedagógico, o fato de estar em fase de formação acadêmica, no período em que foi assistente, sua ação pedagógica foi permeada por desafios que exigiram que sua formação fosse (re)construída em campo a partir de pesquisas. Em face desse contexto, evidenciou-se a necessidade de uma formação inicial específica, através da inclusão de disciplinas que possibilitem a abordagem do ensino-aprendizagem do português língua estrangeira (PLE) nos Cursos de Letras das Universidades brasileiras de forma que sirva como ponto de partida para prática pedagógica do docente de PLE.
Palavras-chave: Formação do professor - PLE
Fazer pedagógico - PLE
Português Língua Estrangeira - PLE
Área do conhecimento: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Letras - Português / Francês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_EnsinoPLEEscolas.pdf591,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons