Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/954
Title: A contribuição do ensino da literatura brasileira à leitura crítica no 2º ano do ensino médio na Escola Estadual Alexandre Vaz Tavares
metadata.dc.creator: PEREIRA, Maíra Góes
CARVALHO, Carla Lorena Rodrigues de
PEREIRA, Edilene Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: CALDAS, Yurgel Pantoja
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/7404598847087083
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citation: PEREIRA, Maíra Góes; CARVALHO, Carla Lorena Rodrigues de; PEREIRA, Edilene Rodrigues. A contribuição do ensino da literatura brasileira à leitura crítica no 2º ano do ensino médio na Escola Estadual Alexandre Vaz Tavares. Orientador: Yurgel Pantoja Caldas. 2010. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2010. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/954. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Tendo em vista que a Literatura Brasileira no contexto escolar não é valorizada e nem considerada em sua riqueza e amplitude de conhecimentos, buscamos, através desta pesquisa, provocar uma reflexão sobre a importância da mesma na escola e fora dela. A proposta que foi delineada nos pressupostos e nas práticas, ao longo deste trabalho, tem como centro a formação do leitor crítico: alguém que consiga não só absorver o sentido do texto, mas também relacionar seus conhecimentos com a ideia do mesmo, e a partir disso formar uma nova idéia, conseguindo aplicar esse conhecimento em seu meio social. Nessa perspectiva, o ensino da leitura crítica no contexto da Literatura, enquanto disciplina, pode possibilitar ao aluno traçar significados ao texto lido, visando o aprimoramento desse aluno e enfatizando esse ensino como prática educacional que organiza a mediação entre o aluno e o objeto (texto). Acreditamos que a formação do leitor crítico perpassa pela escola. Entretanto, para que isso aconteça, entendemos que é preciso repensar a escola e a sua forma de lidar com os conteúdos de Literatura Brasileira, para que esta se torne um espaço de formação de leitores como realmente deve ser.
Abstract: Considering that Brazilian Literature in the school context is not valued and not even considered in its wealth and breadth of knowledge, we seek, through of this research, to provoke a reflection on the importance of the same in the school and outside her. The proposal that was outlined in the assumptions and practices throughout this work, has as its center the formation of the critical reader: someone who can not only absorb the meaning of the text, but also relate their knowledge to the idea of the same, and from that to form a new idea, managing to apply this knowledge in their social environment. From this perspective, the teaching of critical reading in the context of Literature, as a discipline, it can enable the student to trace meanings to the text read, aiming to the improvement of this student and emphasizing this teaching as an educational practice that organizes the mediation between the student and the object (text). We believe that the formation of the critical reader permeates the school. Nonetheless, for this to happen, we understand that it is necessary to rethink the school and its to deal with the contents of Brazilian Literature, so that it becomes a space of training readers as it really should be.
Keywords: Leitura - ambiente escolar
Leitura - ensino médio
Obras literárias - sala de aula
Literatura - ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Publisher: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Letras - Português / Inglês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_LiteraturaBrasileiraLeitura.pdf4,71 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons