Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/962
Título: Tecnologias de informação e comunicação como complemento pedagógico nas aulas de francês língua estrangeira na educação de jovens e adultos
Autores: COSTA, Alda Helena Mendes da
SILVA, José Francisco Rodrigues da
PESSOA, José de Arimatéia
Orientador: CARVALHO, Olaci da Costa
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/8185242334474836
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: COSTA, Alda Helena Mendes da; SILVA, José Francisco Rodrigues da; PESSOA, José de Arimatéa. Tecnologias de informação e comunicação como complemento pedagógico nas aulas de francês língua estrangeira na educação de jovens e adultos. Orientador: Olaci da Costa Carvalho. 2017. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Francês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2017. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/962. Acesso em:.
Abstract: Este artigo tem o objetivo de analisar o uso de tecnologias modernas como complementos pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem de Língua Francesa, assim como, identificar as dificuldades dos professores para manusear as tecnologias e conhecer quais as perspectivas tanto dos alunos quanto dos docentes em relação ao uso das mídias tecnológicas nas aulas de Língua Francesa. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Mãe de Deus, na 3ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos-EJA. Para melhor compreender, foi realizada uma pesquisa diagnóstica de caráter qualitativoquantitativa, bem como pesquisa bibliográfica e aplicação de um questionário (ver documento anexo) com perguntas fechadas para um professor de FLE e uma turma da EJA. A partir dos estudos realizados, percebeu-se que o uso dos recursos tecnológicos nas aulas de línguas estrangeiras é muito importante para despertar a autonomia dos alunos na busca da aquisição do idioma, principalmente a partir de pesquisas e da diversidade de atividades que podem fluir quando esses mecanismos estão à disposição do ensino-aprendizagem de línguas. Para o embasamento teórico foi considerado o Conselho Europeu (2001); a Lei de Diretrizes e Bases da Educação- LDB- Lei nº 9394/96 e um resumo histórico sobre as metodologias ou abordagens didáticas que se destacaram no ensino-aprendizagem de línguas, bem como, suporte em Barthélemy (2007), Germain (1993), Lancien (1998), Miranda (2007), Silva (2014) entre outros autores que abordam as Tecnologias da Informação e Comunicação como recursos à aquisição de capacidades e habilidades no processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Língua francesa - ensino
Língua francesa - aprendizagem
Mídias tecnológicas - uso
Tecnologias - manuseio
Área do conhecimento: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Letras - Português / Francês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_TecnologiasInformacaoComunicacao.pdf516,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons