Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/968
Título: Análise dos efeitos do discurso publicitário na formação crítica dos alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Rodoval Borges, Santana – AP
Autores: RIBEIRO, Nashya Viana
Orientador: GOMES, Rosivaldo
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/9713360492282811
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: RIBEIRO, Nashya Viana. Análise dos efeitos do discurso publicitário na formação crítica dos alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Rodoval Borges, Santana – AP. Orientador: Rosivaldo Gomes. 2017. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Francês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2017. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/968. Acesso em:.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar os efeitos do discurso publicitário na formação crítica dos alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Rodoval Borges Silva do município de Santana através de pesquisa descritiva de campo. Mais especificamente, discutir o espaço que a publicidade ocupa atualmente no currículo e a maneira como o universo publicitário se faz presente no cotidiano escolar, atentando para a prática docente em relação a este discurso. Enfatiza-se que este trabalho não destina-se a conscientização dos alunos mas atem-se a verificação da existência da consciência crítica reflexiva por parte destes quanto à propaganda. Para tornar possível esse estudo, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, baseada em levantamento bibliográfico com embasamento teórico em Bakhtin (2003), Garcia (2005), Santos (2005). Metodologicamente foi realizada pesquisa de campo em uma escola pública no Estado do Amapá, no município de Santana com 25 alunos e uma docente da área de língua portuguesa. Para coleta e geração dos dados foi feita aplicação de questionários e entrevista direta, objetivando verificar a criticidade do aluno diante o gênero propaganda. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos entrevistados, mesmo reconhecendo que as pessoas são manipuladas e instigadas ao consumo desnecessário pelos apelos publicitários, adota uma postura frágil diante dos efeitos desse discurso, sendo induzidos pelo mesmo, de tal forma que mudam seu comportamento social visando obter, pela indução propagandista, aceitação social, cabendo a escola, no contexto da pesquisa, estimular a consciência crítico reflexiva desse aluno diante da propaganda.
Palavras-chave: Propaganda - gênero textual
Discurso publicitário - análise
Gênero propaganda
Área do conhecimento: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Letras - Português / Francês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_AnaliseEfeitosDiscurso.pdf475,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons