Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/981
Title: Questões identitário-culturais e interculturalidade em livros didáticos de língua portuguesa: um estudo à luz da análise de discurso crítica
metadata.dc.creator: PURESA, Marcus Vinícius Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor1: GOMES, Rosivaldo
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/9713360492282811
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citation: PURESA, Marcus Vinícius Ribeiro. Questões identitário-culturais e interculturalidade em livros didáticos de língua portuguesa: um estudo à luz da análise de discurso crítica. Orientador: Rosivaldo Gomes. 2018. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Francês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2018. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/981. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O discurso configura-se como uma prática social, no sentido de que nossos discursos estão relacionados com diversas ações sociais/práticas sociais, as quais são construídas e/ou modificadas por diversas relações de poder por meio de discursos e ideologias. Nesse sentido, o presente trabalho, desenvolvido no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Linguística Aplicada (NEPLA), tem como objetivo investigar questões identitária (identidades culturais) e de inter/multiculturalidade em um volume de uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa do ensino médio. O referencial teórico está fundamentado nas discussões da Análise do Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001, 2003; RESENDE; RAMALHO, 2006) abordando o papel de significação representativa dos discursos, levando em consideração as representações de identidade cultural (CANDAU, 2008; HALL, 2003; BHABHA, 2013) e relações sociais mediante textos nos livros didáticos. Esta pesquisa sustenta-se nas discussões da Linguística Aplicada (MOITA-LOPES, 2006, 2009; ROJO, 2006), sendo realizada uma análise qualitativa-interpretativista documental (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) de um conjunto de corpus, os quais foram analisados, a partir dos tipos de significados do discurso faircloughiano (2003) e dos tipos de multiculturalismo de Candau (2008), conteúdos escritos/multimodais e atividades de leitura e interpretação de texto do livro volume 1 da coleção mais distribuída para a rede púbica de ensino (PNLD 2015): Português Linguagens (William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães) 9ª edição de 2013. Os resultados dos dados obtidos apresentam que os textos recortados do livro didático, em sua maioria, restringem suas potencialidades discursivas sobre questões identitário-culturais conforme demandas didáticas do livro, que aborda somente em um caráter descritivoassimilacionista, e também, em um caráter monocultural, uma representação cultural em prol de uma cultura hegemônica base. Entretanto, conforme as discussões auxiliadas pelas noções de significados faircloughianos, dois textos permitem uma possibilidade de abordagem reflexiva crítica das questões de identidades culturais, pois abordam uma identidade e seus processos históricos e ideológicos de significações de mundo, favorecendo uma compreensão discursiva interacional com a sociedade, sobre a inclusão e exclusão de identidades culturais devido influências históricas, sociais, ideológicas e de relações de poder no discurso.
Keywords: Língua portuguesa - Livros didáticos
Identidade cultural
Representações identitárias
Prática discursiva
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Publisher: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Letras - Português / Francês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_QuestoesIdentitarioCulturais.pdf2,9 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons