Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/982
Título: As representações sobre a língua francesa dos alunos do 6°, 7° e 8° ano da Escola Lauro Chaves em contexto fronteiriço Amapá - Brasil
Autores: COSTA, Janaína Oliveira da
Orientador: BELROSE, Annick Marie
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/4522597047867222
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: COSTA, Janaína Oliveira da. As representações sobre a língua francesa dos alunos do 6°, 7° e 8° ano da Escola Lauro Chaves em contexto fronteiriço Amapá - Brasil. Orientadora: Annick Marie Belrose. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Francês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/982. Acesso em:.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é identificar quais são as representações sociais que circulam sobre a Língua Estrangeira/Francês entre os alunos do ensino fundamental de uma escola pública em Macapá, e entender qual o valor atribuído por eles à aprendizagem da Língua Estrangeira. A pesquisa é de cunho quantitativo e a coleta de dados foi realizada no primeiro semestre de 2017 durante a disciplina de estágio supervisionado em FLE I do Curso de Licenciatura em Letras Português com habilitação em Língua Francesa como Língua Estrangeira-UNIFAP, através de questionários aplicados aos alunos dos 6°, 7.º, 8.º ano da Escola Estadual Lauro de Carvalho Chaves, situada em zona periférica da Cidade de Macapá-AP. A fundamentação teórica desta pesquisa é embasada nos estudos sobre representações sociais da linguagem de Matthey (1997), Moore (2001), Castelloti (2001), Castelloti & Moore (2002), Lira (2001) e no Quadro europeu de referências para as línguas (2001). Segundo os autores supracitados, interessar-se as representações dos aprendentes acerca da língua estrangeira que estudam, é um dado intrínseco da aprendizagem que convêm integrar nas políticas linguísticas, assim como no processo educativo. A análise dos dados recolhidos apresentam pontos divergentes e convergentes que levaram a depreender que os educandos desta escola pública possuem representações que colocam a língua francesa em uma posição privilegiada e acessível, assim como uma ferramenta importante para intercâmbios sociais.
Palavras-chave: Francês Língua Estrangeira - FLE
Língua francesa - escola pública
Língua francesa - aprendizagem
Área do conhecimento: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Letras - Português / Francês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_RepresentacoesLinguaFrancesa.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons