Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1045
Title: Gênero e pós-humanismo no cinema de ficção científica: uma análise sociológica do filme Ex_Machina
metadata.dc.creator: FERREIRA, Jéssica Mota
metadata.dc.contributor.advisor1: BARBOSA, Gláucia Maria Tinoco
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/7788491889080373
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citation: FERREIRA, Jéssica Mota. Gênero e pós-humanismo no cinema de ficção científica: uma análise sociológica do filme Ex_Machina. Orientadora: Gláucia Maria Tinoco Barbosa. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1045. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo apresenta uma análise sociológica do filme Ex_Machina, versando sobre questões e problemáticas de gênero em um contexto de transformações tecnológicas na contemporaneidade, a partir de uma leitura da maneira como o filme representa este fenômeno. Para tanto, o método escolhido foi a análise interna sociológica do filme, proposto por Pierre Sorlin (1985), além de revisão bibliográfica pertinente ao tema. Como fundamentação teórica, buscou-se nas teorias de Donna Haraway (2009) e Judith Butler (2003) as principais referências para a construção da análise, conjuntamente à contribuição de outros autores que tratam de gênero, tecnologia e demais problemáticas importantes para esse trabalho. Assim, o artigo, primeiramente, trata das possíveis conceituações de Ficção Científica, de modo a possibilitar uma maior aproximação do leitor ao objeto de análise. Posteriormente, o foco são as relações empreendidas entre o ser humano e as tecnologias no mundo contemporâneo, abordando em que sentido essas relações são manifestas no interior do filme, o que está associado à abordagem apresentada em seguida: relações e comportamentos de gênero elaborados em âmbitos social e cultural, e, também, como este fenômeno pode ser interpretado a partir do filme. Por fim, a análise conclui que, mesmo que o contexto ficcional do filme apresente o uso de tecnologia complexa e futurista (nos termos do filme), as relações entre os personagens são baseadas em crenças e simbolismos tradicionais do ponto de vista de gênero.
Abstract: This article presents a sociological analysis of the film Ex_Machina, dealing with questions and gender issues in a context of technological transformations in contemporary times, based on a reading the way the film represents this phenomenon. Therefore, the method chosen was the internal analysis sociology of the film, proposed by Pierre Sorlin (1985), as well as a literature review relevant to the theme. As theoretical foundation, it was sought in the theories of Donna Haraway (2009) and Judith Butler (2003) the main references for the construction of the analysis, together with the contribution of other authors that deal with gender, technology and other important issues for this work. Thus, the article first deals with the possible concepts of Science Fiction, in order to allow a closer approach of the reader to the object of analysis. Subsequently, the focus is on the relationships between human beings and technologies in the world. contemporary, addressing in what sense these relationships are manifest within the film, which is associated with to the approach presented below: gender relations and behaviors elaborated in social and culture, and also how this phenomenon can be interpreted from the film. Finally, the analysis concludes that, even though the fictional context of the film features the use of complex and futuristic technology (in terms of the film), the relationships between the characters are based on traditional gender beliefs and symbolism.
Keywords: Representação feminina - cinema
Filme - análise sociológica
Filme - teoria de gênero
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ:: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Publisher: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_GeneroPosHumanismo.pdf732,6 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons