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Title: Ansiedade, depressão e estresse, uso de álcool e outras drogas e a satisfação de discentes de pós-graduação stricto sensu
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, Carolina Almeida de
metadata.dc.creator.Lattes: http://lattes.cnpq.br/7266187743362855
metadata.dc.contributor.advisor1: BITTENCOURT, Marina Nolli
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/6501229965485806
metadata.dc.type: Dissertação
Citation: OLIVEIRA, Carolina Almeida de. Ansiedade, depressão e estresse, uso de álcool e outras drogas e a satisfação de discentes de pós-graduação stricto sensu. Orientadora: Mariana Nolli Bittencourt. 2019. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/106. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A pós-graduação é o significado de muitas mudanças na vida do indivíduo, o qual precisa se adaptar a novas exigências nunca antes vivenciadas, o que se torna um desafio que afeta a sua relação com o meio acadêmico, as suas relações familiares e o bem-estar físico e psíquico. Com isso o objetivo deste estudo foi identificar níveis de ansiedade, depressão e estresse, nível de satisfação, dificuldades percebidas e o perfil de uso de álcool e outras drogas de discentes de cursos dos pós-graduação da Universidade Federal do Amapá. Método: Foi realizada a pesquisa do tipo descritiva de caráter quantiqualitativo com corte transversal. O estudo foi realizado na Universidade Federal do Amapá nos 11 cursos de pós-graduação, com uma amostra de 139 discentes. Para coleta de dados, foi utilizado questionário socioeconômico e acadêmico juntamente com os instrumentos Escala de Ansiedade Depressão e Estresse-21, para avaliar sintomas de ansiedade, depressão e estresse, e o Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test para avaliar os riscos de uso de substâncias psicoativas. A análise dos dados quantitativos foi feita através de estatística descritiva e inferencial com o programa Statistical Package for the Social Sciences, e os dados qualitativos foram analisados através da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: A população se mostrou em sua maioria na faixa etária de 20 a 30 anos, sexo feminino, de etnia parda, com renda familiar acima de 5 salários mínimos, do Estado do Amapá, e como fonte de renda o trabalho como servidor público. Entre os subgrupos da EADS-21 o que apresentou maior média de pontuação foi o estresse que está classificado como grau leve, em seguida os sintomas de depressão classificada como moderada, em terceiro estão os sintomas de ansiedade. Em relação ao perfil de uso de substâncias psicoativas, a substância com a maior média no ASSIST foram as bebidas alcoólicas, seguida do tabaco. Os discentes tiveram um espaço para justificar os motivos pelos quais estavam satisfeitos ou insatisfeitos com o programa, o que originou os seis discursos, dentre os quais quatro mostraram opiniões negativas e dois com opiniões positivas. Os motivos que mais levaram os alunos a pensar em desistir do curso são inerentes ao projeto, atividades extracurriculares, relação com o orientador e pressão com prazos. Considerações Finais: As instituições de ensino precisam fomentar políticas assistências e de aconselhamento psicológico que incluam os alunos de pós-graduação, uma vez que essa falha é percebida dentro das instituições, além de trabalhar grupos de suporte para o compartilhamento de experiências que propiciem a aproximação dos alunos e docentes.
Abstract: Postgraduate education is the meaning of many changes in the individual's life, which needs to adapt to new requirements that have never before been experienced, which becomes a challenge that affects their relationship with the academic environment, their family relationships and the well physical and psychic. The objective of this study was to identify levels of anxiety, depression and stress, level of satisfaction, perceived difficulties and the profile of alcohol and other drugs used by graduate students of the Federal University of Amapá. Method: The research was carried out in the descriptive type of quantitative character with transversal section. The study was carried out at the Federal University of Amapá in 11 postgraduate courses, with a sample of 139 students. For data collection, a socioeconomic and academic questionnaire was used along with the instruments Anxiety Depression and Stress-21 Scale to evaluate symptoms of anxiety, depression and stress, and the Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test to evaluate the risks of use of psychoactive substances. The quantitative data analysis was done through descriptive and inferential statistics with the Statistical Package for the Social Sciences program, and the qualitative data were analyzed through the technique of Collective Subject Discourse. Results: The majority of the population was aged between 20 and 30 years old, female, of brown ethnicity, with a family income above 5 minimum wages, in the state of Amapá, and as a source of income as a public servant. Among the subgroups of EADS-21 the one that presented the highest mean score was the stress that is classified as mild degree, then the symptoms of depression classified as moderate, third are the anxiety symptoms. Regarding the profile of use of psychoactive substances, the substance with the highest average in ASSIST were alcoholic beverages, followed by tobacco. The students had a space to justify the reasons for which they were satisfied or dissatisfied with the program, which originated the six speeches, among which four showed negative opinions and two with positive opinions. The reasons that led students to think about dropping out of the course are inherent to the project, extracurricular activities, relationship with the counselor and pressure with deadlines. Final Considerations: Educational institutions need to foster assistive and counseling policies that include postgraduate students, since this failure is perceived within the institutions, as well as working support groups to share experiences that lead to the approximation of students and teachers.
Keywords: Ansiedade
Depressão
Estresse
Abuso de substâncias psicoativas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Publisher: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - PPGCS

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