Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1193
Title: A qualidade do atendimento ao usuário na secretaria da escola municipal de ensino fundamental professora Elita Nunes Melo
metadata.dc.creator: SANTOS, Aldenice Macedo dos
ARAÚJO, Cleoneide da Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: GALINDO, Alexandre Gomes
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/8119827129836289
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citation: SANTOS, Aldenice Macedo dos; ARAÚJO, Cleoneide da Costa. A qualidade do atendimento ao usuário na secretaria da escola municipal de ensino fundamental professora Elita Nunes Melo. Orientador: Alexandre Gomes Galindo. 2017. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) – Departamento de Educação a Distância, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2017. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1193. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo analisa a percepção da “qualidade do atendimento ao usuário na secretaria da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Elita Nunes Melo”. Elegeu-se como problema se a insuficiência do quantitativo de funcionários no setor de Secretaria compromete a qualidade no atendimento dos usuários, do qual derivou a hipótese de que a escassez de recursos humanos dificultaria o atendimento de qualidade aos usuários. O objetivo constou em conhecer o nível de satisfação do usuário em relação à qualidade no atendimento público. Para tanto, a metodologia baseou-se em uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, adotando os métodos quantitativo e qualitativo para realizar as análises e a técnica de observação direta, tendo como instrumento a aplicação de questionários, em que o locus foi a Secretaria da referida escola, no Município de Macapá, tendo como sujeitos 52 usuários dos serviços prestados pela Secretaria da Instituição, no período de 12 a 19 de abril do corrente. Após tabulação dos dados, foi realizada uma entrevista com a gestora da escola campo. Os resultados obtidos refutaram a hipótese, constatando-se que mesmo com um quadro de pessoal reduzido, os servidores ainda realizam um atendimento de qualidade, promovendo a satisfação de sua clientela.
Abstract: This study analyzes the perception of the "quality of customer service in the secretariat of the Professora Elita Nunes Melo Municipal Elementary School". It was chosen as a problem if the insufficient number of employees in the secretarial sector compromises the quality of customer service, from which was derived the hypothesis that the scarcity of human resources would hinder the quality of customer service. The objective was to find out the level of user satisfaction in relation to the quality of public services. To this end, the methodology was based on a bibliographic research and a field research, adopting quantitative and qualitative methods to carry out the analysis and the technique of direct observation, with the application of questionnaires as an instrument, in which the locus was the Secretary of that school, in the city of Macapá, having as subjects 52 users of the services provided by the Secretary of the Institution, in the period from April 12th to 19th of the current year. After tabulating the data, an interview was held with the manager of the field school. The results obtained refuted the hypothesis, confirming that even with a reduced staff, the servers still perform a quality service, promoting customer satisfaction.
Keywords: Qualidade
Atendimento
Serviço público
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Publisher: Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Administração Pública

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_QualidadeAtendimentoUsuario.pdf711,02 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons