Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1250
Title: Abordagem interdisciplinar da educação ambiental por professores da área de ciências da natureza e suas tecnologias da Escola Estadual D. Pedro I, em Mazagão - AP
metadata.dc.creator: SILVA, José Almir Messias da
metadata.dc.contributor.advisor1: DIAS, Alder de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/9065211816414800
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste estudo foi conhecer como se dá a abordagem dos temas de Educação Ambiental de forma interdisciplinar pelos professores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias da Escola Estadual D. Pedro I, em Mazagão – AP. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva e caráter quantitativo que se deu na Escola Estadual D. Pedro I, localizada em Mazagão, Amapá, que atua nos níveis Ensino Fundamental II e Ensino Médio, nas modalidades regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A amostra foi formada por oito professores que lecionam as disciplinas Biologia, Física e Química. O instrumento de coleta de dados adotado foi o questionário, com 10 perguntas fechadas. Após a etapa de coleta, os dados foram classificados e tabulados em categorias, com a indicação das devidas frequências (absolutas e relativas) e apresentados sob a forma de gráficos produzidos no programa Microsoft Office Excel 2016 e, em seguida, analisados e comparados com a literatura especializada sobre o tema em questão. Ao final deste estudo foi possível reconhecer como bom o nível de conhecimento dos docentes sobre Educação Ambiental e interdisciplinaridade. Ao identificar as práticas dos docentes sobre Educação Ambiental, identificou-se que as principais dificuldades que eles encontram para abordar a temática em sala de aula são a falta de trabalho articulado e integrado com professores de outras disciplinas. Verificou-se também a abordagem interdisciplinar da Educação Ambiental pelos docentes. Neste ponto, encontrou-se que eles trabalham interdisciplinarmente, embora de forma parcial. Entende-se que implementar a Educação Ambiental a partir de uma prática pedagógica interdisciplinar ou transversal implica também em processos de utilização de técnicas mais adequadas a este fim, como os projetos integrativos interdisciplinares, por exemplo.
Abstract: The objective of this study was to find out how the Environmental Education themes are approached in an interdisciplinary way by teachers in the area of Natural Sciences and their Technologies at the State School D. Pedro I, in Mazagão - AP. Methodologically, this is a descriptive and quantitative research, which took place at the D. Pedro I State School, located in Mazagão, Amapá, which operates at Elementary School II and High School levels, in the regular and Youth Education modalities. and Adults (EJA). The sample consisted of eight professors who teach Biology, Physics and Chemistry. The data collection instrument adopted was the questionnaire, with 10 closed questions. After the collection stage, the data were classified and tabulated into categories, indicating the appropriate frequencies (absolute and relative) and presented in the form of graphs produced in the Microsoft Office Excel 2016 program and then analyzed and compared with the specialized literature on the subject in question. At the end of this study, it was possible to recognize the teachers' level of knowledge on Environmental Education and interdisciplinarity as good. When identifying the practices of teachers on environmental education, it was identified that the main difficulties they encounter in approaching Environmental Education in the classroom are the lack of articulated and integrated work with teachers of other disciplines. The teachers' interdisciplinary approach to Environmental Education was verified. At this point, it was found that they work interdisciplinary, albeit partially. It is understood that implementing Environmental Education from an interdisciplinary or transversal pedagogical practice also implies processes of using more appropriate techniques for this purpose, such as interdisciplinary integrative projects, for example.
Keywords: Educação ambiental – Mazagão – Amapá – Brasil
Educação de jovens e adultos – Mazagão – Amapá – Brasil
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ:: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Publisher: UNIFAP - Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: biblioteca.mazagao@unifap.br
Appears in Collections:Educação no Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AbordagemInterdisciplinarEducacao.pdf547,17 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons