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Title: Possibilidades educativas em artes: Diálogos com imagens, experiências juvenis e currículo escolar
metadata.dc.creator: RIBEIRO, Andressa Daniela Dias
BRITO, Cristiane de Sousa
CARVALHO, Jonayza Machado
metadata.dc.contributor.advisor1: VIANA, Maurício Remígio
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/6683538337796963
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citation: RIBEIRO, Andressa Daniela Dias; BRITO, Cristiane de Sousa; CARVALHO, Jonayza Machado. Possibilidades educativas em artes: Diálogos com imagens, experiências juvenis e currículo escolar. Orientador: Maurício Remígio Viana. 2015. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2015. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1324. Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: As imagens dialogam constantemente com as pessoas, e no contexto escolar elas criam narrativas em conjunto com os comportamentos, os gestos e saberes levados pelos sujeitos que vivenciam a escola. O presente estudo sugere a análise de imagens cotidianas e das culturas juvenis como prática educacional e a inserção da cultura visual no currículo escolar, rompendo com valores arraigados ao longo da história do ensino em artes. Propõe ainda, um ensino de artes que abranja a visibilidade das práticas culturais do cotidiano dos alunos, utilizando o diálogo para ouvir as vozes que são silenciadas, contribuindo assim com a ruptura de preconceitos e despertando o interesse em conhecer as diferentes identidades culturais e seus significados. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Professor Gabriel Almeida Café, localizada na cidade de Macapá/AP. Os interlocutores foram em média 25 alunos do primeiro ano do Ensino Médio da turma 1142. Esta pesquisa utiliza a abordagem qualitativa por atentar, no momento da coleta de dados, para os significados criados pelos sujeitos e suas ações. E, tendo em vista a relevância da observação participante, das conversas e escutas, foi tomada a etnografia como tipo de pesquisa para a investigação a campo. Os resultados nos mostram que é possível a construção de conhecimento mediante o diálogo com experiências dos estudantes. Compreendemos que conceder espaço, no processo educativo, para os alunos emitirem seus pontos de vista, é uma forma de entenderem a si mesmos e aos outros e aprenderem a conviver com as diferenças.
Keywords: Cultura visual
Culturas juvenis
Ensino de artes
Currículo escolaR
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ:: CIENCIAS HUMANAS CNPQ:: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Publisher: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Artes Visuais

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