Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1369
Title: Relações de trabalho e o ensino de sociologia: um estudo sobre o trabalho do docente de sociologia na Escola Estadual José do Patrocínio, Macapá-AP
metadata.dc.creator: DIAS, Jorge Lucas de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: PINTO, Manoel Jesus de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/5833177207259205
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citation: DIAS, Jorge Lucas de Oliveira. Relações de trabalho e o ensino de sociologia: um estudo sobre o trabalho do docente de sociologia na Escola Estadual José do Patrocínio, Macapá-AP. Orientador: Manoel Jesus de Souza Pinto. 2019. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) – Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1369. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem por objetivo a realização de um estudo sobre o cenário de trabalho do docente de sociologia, enquanto um trabalhador, da Escola Estadual José do Patrocínio, Fazendinha, Macapá-AP. Tendo em vista que as mais diversificadas perspectivas sobre as relações de trabalho apresentam múltiplas complexidades, especialmente as quais se desdobram em instituições permeadas de elementos expressivos, como hierarquias e relações de poder, a exemplo da instituição escola. Nesse sentido, a pesquisa foi realizada na Escola Estadual José do Patrocínio (JP), que é vinculada à Secretaria de Estado da Educação do Amapá (SEED-AP), do Governo do Estado do Amapá (GEA) e fica localizada no distrito de Fazendinha, pertencente a cidade de Macapá-AP. Assim, a pesquisa buscou analisar e compreender o cenário de trabalho dos professores de sociologia e seus desdobramentos a partir da realização de analises das próprias perspectivas e demandas apresentadas pelos professores enquanto agentes e atores sociais de grande destaque do ambiente escolar e educacional. Estamos, portanto, diante de uma importante categoria de análises sociológicas, uma vez que por meio deste estudo, serão apresentados conceitos sociológicos fundamentais e suas problematizações, a exemplo dos conceitos de Trabalho e de Sociologia. A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa qualitativa, com grande ênfase para os recursos possibilitados pela aplicação de questionários direcionados aos trabalhadores docentes de sociologia no ambiente escolar. Nesse sentido, buscamos por meio deste estudo, apresentar o cenário de trabalho do docente de sociologia e seus desdobramentos a partir da pesquisa de campo realizada na Escola Estadual José do Patrocínio, Fazendinha, Macapá-AP.
Abstract: This study aims to carry out a study on the work scenario of the sociology teacher, as a worker, from the State School José do Patrocínio, Fazendinha, Macapá-AP. In view of the fact that the most diverse perspectives on labor relations present multiple complexities, especially in institutions permeated by expressive elements such as hierarchies and power relations, such as the school institution. In this sense, the research was carried out at the José do Patrocínio State School (JP), which is linked to the Amapá State Secretariat of Education (SEED-AP), of the State Government of Amapá (GEA) and is located in Fazendinha district , belonging to the city of Macapá-AP. Thus, the research sought to analyze and understand the work scenario of teachers of sociology and its unfolding from the analysis of the perspectives and demands presented by teachers as agents and social actors of great prominence in the school and educational environment. We are, therefore, facing an important category of sociological analysis, since through this study, fundamental sociological concepts and their problematizations will be presented, such as the concepts of Work and Sociology. The methodology used in this work was the qualitative research, with great emphasis for the resources made possible by the application of questionnaires addressed to teachers teaching sociology in the school environment. In this sense, we seek to present the work scenario of the sociology teacher and its unfolding from the field research carried out at the José do Patrocínio State School, Fazendinha, Macapá-AP.
Keywords: Cenário docente de Sociologia - Macapá
Escola José do Patrocínio - Fazendinha
Perspectivas de trabalho
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ:: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Publisher: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Sociologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_RelacoesEnsinoSociologia.pdf3,22 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons