Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1484
Title: Criar e recriar a arquitetura para preservação patrimonial: proposta de intervenção para o Centro Cândido Portinari
metadata.dc.creator: BASTOS, Ananda Brito
metadata.dc.contributor.advisor1: CANTUÁRIA, Eloane de Jesus Ramos
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/1720472110884070
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citation: BASTOS, Ananda Brito. Criar e recriar a arquitetura para preservação patrimonial: proposta de intervenção para o Centro Cândido Portinari. Orientadora: Eloane de Jesus Ramos Cantuária. 2019. 126 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1484. Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: O objetivo desta pesquisa foi propor um projeto de centro de ensino e cultura, voltado para o ensino e difusão de práticas artísticas. A essência deste trabalho foi refletir sobre como são abordadas as intervenções arquitetônicas em edificações de interesse cultural, utilizado o prédio da Escola Cândido Portinari, para cumprir nosso objetivo também estudamos a reutilização de uma edificação considerada comum, sem requerer sua demolição. Desde modo, nosso projeto se materializa a partir da intervenção e integração da edificação do Cândido Portinari e do prédio vizinho, pertencente ao Departamento de Arrecadação Tributária do Estado, ambos localizados no bairro Central da cidade de Macapá. A relevância do trabalho está em pesquisar e apresentar como poderia ser um ambiente adequado para o ensino artístico, que atenda às necessidades da comunidade escolar do Centro de Ensino Cândido Portinari, bem como refletir sobre a função sociocultural da instituição e a preservação do patrimônio arquitetônico para a população macapaense. Portanto, a partir da pesquisa e levantamento de dados buscamos desenvolver um projeto que ressalte a importância do ensino artístico acessível a todos.
Abstract: The objective of this research was to propose a project for a teaching and culture center, focused on educating and diffusing of artistic practices. The essence of this work was to reflect on how the architectural interventions in buildings of cultural interest are approached, using the building of the Cândido Portinari School, and fulfill our objective we also studied the reuse of a building considered common, without requiring its demolition. Thus, our project materializes from the intervention and integration of the Candido Portinari building and the neighboring building, belonging to the Department of State Tax Collection, both located in the Central neighborhood of Macapá city. The relevance of the work is to research and present how it could be an appropriate environment for artistic education, which meets the needs of the school community of the Cândido Portinari Teaching Center, as well as to reflect on the institution's socio-cultural function and the preservation of the architectural heritage for the macapaense population. Therefore, from research and data collection we seek to develop a project that highlights the importance of artistic education accessible to all.
Keywords: Patrimônio e preservação
Arquitetura – Projetos e plantas
Patrimônio arquitetônico
Escola Cândido Portinari
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS E APLICADAS
Publisher: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: Via SIPAC
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_CriarRecriarArquitetura.pdf5,69 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons