Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1525
Title: As paredes do banheiro como subjetividade nas intervenções visuais e comunicação entre os alunos
metadata.dc.creator: SANTOS, Gerfson Negrão dos
SANTOS, Luciene Costa dos
metadata.dc.contributor.advisor1: VIANA, Maurício Remígio
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/6683538337796963
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citation: SANTOS, Gerfson Negrão dos; SANTOS, Luciene Costa dos. As paredes do banheiro como subjetividade nas intervenções visuais e comunicação entre os alunos. Orientador: Maurício Remígio Viana. 2017. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2017. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1525. Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa busca discutir e problematizar as questões referentes às visualidades, no contexto escolar, do comportamento dos alunos e suas intervenções feitas nas paredes do banheiro da escola José Ribamar pestana, o que é considerado, por parte da comunidade escolar, como ação depredatória. Aproveitou-se da pesquisa etnográfica para conhecer e refletir a partir da realidade dos alunos e de professores no ensino de artes, como ainda através de autores da cultura visual. Esta escola por sua vez pertence à rede pública de ensino que fica localizada no município de Santana estado do Amapá. Na escola foram produzidos relatos, registros fotográficos e analises dessas imagens. O que resultou em nossas observações com base nas praticas de intervenções feitas pelos alunosnas paredes do banheiro, reflexo de suas experiências que estes vivenciam sem seus cotidianos.
Abstract: This research seeks to discuss and problematize the questions regarding the visualities, in the school context, of the behavior of the students and their interventions made on the bathroom walls of the José Ribamar pestana school, which is considered, by the school community, as a predatory action. We have taken advantage of the opportune moment of the ethnographic research of supervised stage to know and to reflect from the reality of the students and teachers in the teaching of arts, through authors of the visual culture. This school in turn belongs to the public school network that is located in the municipality of Santana state of Amapá. In the school were collected reports, photographic records and analyzes of these images. What resulted in our observations based on the practices of interventions made by students on the walls of the bathroom, reflecting their experiences that they experience without their daily lives.
Keywords: Visualidades
Ensino de arte
Intervenções
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ:: CIENCIAS HUMANAS
Publisher: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: Via SIPAC
Appears in Collections:Artes Visuais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ParedesBanheiroSubjetividade.pdf6,88 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons