Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1529
Título: Fotografia no ensino de artes visuais: experiência na turma 811 da E. E. Augusto dos Anjos
Autores: MORAES, Arlan Ferreira
D'ALMEIDA, Victória Ohanna Oliveira
Orientador: CRUZ, Humberto Mauro Andrade
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/4411132292590980
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: MORAES, Arlan Ferreira; D'ALMEIDA, Victória Ohanna Oliveira. Fotografia no ensino de artes visuais: experiência na turma 811 da E. E. Augusto dos Anjos. Orientador: Humberto Mauro Andrade Cruz. 2018. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Departamento de Ciências Humanas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2018. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1529. Acesso em: .
Resumo: Este trabalho aborda questões históricas sobre a evolução da fotografia e das câmeras fotográficas. Primeiramente aborda-se o que é a fotografia, como esse advento se tornou familiar no mundo e como o homem passou a perceber e se perceber dentro desse processo. Em segundo plano alinhava-se ao trabalho alguns pressupostos, sobre a estética da fotografia e suas abordagens, fundamentando-se nas escolas de fotografia do século XX. Fez-se necessário também, uma visão histórica da fotografia no Brasil e sua contribuição. Para a evolução satisfatória da pesquisa um olhar regionalista – sobre a fotografia em Macapá – fora indispensável. A pesquisa também, enfatiza e localiza o Ensino de Artes Visuais nesse contexto fotográfico, propondo a fotografia como recurso metodológico neste processo de ensino, para isso, houve uma investigação em uma escola local da cidade, propondo uma oficina de fotografia, para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, na intenção de perceber, como os alunos, veem o cotidiano a sua volta através das imagens por eles capturadas.
Abstract: This work addresses historical questions about the evolution of photography and photographic cameras. First, what photography is about, how this advent became familiar in the world and how man came to perceive and perceive himself in this process. In the background, some assumptions were made about the aesthetics of photography and its approaches, based on the photography schools of the twentieth century. It also required a historical view of photography in Brazil and its contribution. For the satisfactory evolution of the research a regionalist look - on the photography in Macapá - was indispensable. The research also emphasizes and locates the Teaching of Visual Arts in this photographic context, proposing photography as a methodological resource in this teaching process, for this, there was an investigation at a local school in the city, proposing a photography workshop for students of the Elementary School, in the intention to perceive, as the students, see the daily life around them through the images captured by them.
Palavras-chave: Fotografia
Estética
Ensino de Artes
Área do conhecimento: CNPQ:: CIENCIAS HUMANAS
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: Via SIPAC
Aparece nas coleções:Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_FotografiaEnsinoArtes.pdf3,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons