Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1529
Title: Fotografia no ensino de artes visuais: experiência na turma 811 da E. E. Augusto dos Anjos
metadata.dc.creator: MORAES, Arlan Ferreira
D'ALMEIDA, Victória Ohanna Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: CRUZ, Humberto Mauro Andrade
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/4411132292590980
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citation: MORAES, Arlan Ferreira; D'ALMEIDA, Victória Ohanna Oliveira. Fotografia no ensino de artes visuais: experiência na turma 811 da E. E. Augusto dos Anjos. Orientador: Humberto Mauro Andrade Cruz. 2018. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Departamento de Ciências Humanas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2018. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1529. Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho aborda questões históricas sobre a evolução da fotografia e das câmeras fotográficas. Primeiramente aborda-se o que é a fotografia, como esse advento se tornou familiar no mundo e como o homem passou a perceber e se perceber dentro desse processo. Em segundo plano alinhava-se ao trabalho alguns pressupostos, sobre a estética da fotografia e suas abordagens, fundamentando-se nas escolas de fotografia do século XX. Fez-se necessário também, uma visão histórica da fotografia no Brasil e sua contribuição. Para a evolução satisfatória da pesquisa um olhar regionalista – sobre a fotografia em Macapá – fora indispensável. A pesquisa também, enfatiza e localiza o Ensino de Artes Visuais nesse contexto fotográfico, propondo a fotografia como recurso metodológico neste processo de ensino, para isso, houve uma investigação em uma escola local da cidade, propondo uma oficina de fotografia, para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, na intenção de perceber, como os alunos, veem o cotidiano a sua volta através das imagens por eles capturadas.
Abstract: This work addresses historical questions about the evolution of photography and photographic cameras. First, what photography is about, how this advent became familiar in the world and how man came to perceive and perceive himself in this process. In the background, some assumptions were made about the aesthetics of photography and its approaches, based on the photography schools of the twentieth century. It also required a historical view of photography in Brazil and its contribution. For the satisfactory evolution of the research a regionalist look - on the photography in Macapá - was indispensable. The research also emphasizes and locates the Teaching of Visual Arts in this photographic context, proposing photography as a methodological resource in this teaching process, for this, there was an investigation at a local school in the city, proposing a photography workshop for students of the Elementary School, in the intention to perceive, as the students, see the daily life around them through the images captured by them.
Keywords: Fotografia
Estética
Ensino de Artes
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ:: CIENCIAS HUMANAS
Publisher: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: Via SIPAC
Appears in Collections:Artes Visuais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_FotografiaEnsinoArtes.pdf3,99 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons