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dc.creatorMOURA, Cássia Ingrid Rosa-
dc.date.accessioned2023-11-28T11:41:58Z-
dc.date.available2023-11-28T11:41:58Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMOURA, Cássia Ingrid Rosa. Escola de educação na Amazônia: projeto modelo de uma escola itinerante, Macapá – AP. Orientadora: Bianca Moro de Carvalho. 2018. 127 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2018. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1533. Acesso em: .-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1533-
dc.description.abstractThe environmental theme has become a recurring issue since the mid-twentieth century, as a consequence of the environmental crisis that began with the exploitation of resources. From this context, it is observed that it is within the cities that these environmental problems are becoming worse, since the rapid growth of cities directly influences the increase of environmental degradation. This phenomenon, very common in large metropolises, is a phenomenon that has been occurring even in small and medium cities, as is the case of Macapá (Amapá - Brazil). Marked by a late urbanization, Macapá adopted a model of urbanization marked by the lack of urban public policies, mainly in the educational and housing sectors, resulting in numerous problems, among them environmental degradation, which consequently increases socio-environmental problems. In this context, environmental education has been presented as the most important tool to mitigate these problems. Thus, this monograph seeks to understand the process of degradation that the Amazonian cities have been passing, taking as a case study the city of Macapá. With the main objective of producing a pilot project of a traveling environmental education school with the aim of improving the degrading and vulnerable condition that the whole city has been experiencing and benefiting the entire population of the municipality, contributing directly to a medium balanced urban environment and, consequently, a balanced natural environment.pt_BR
dc.publisherUNIFAP – Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.sourceVia SIPACpt_BR
dc.subjectAmbiente urbanopt_BR
dc.subjectProblemas ambientaispt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEscolas itinerantespt_BR
dc.titleEscola de educação na Amazônia: projeto modelo de uma escola itinerante, Macapá – APpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1CARVALHO, Bianca Moro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9486844022799240-
dc.description.resumoA temática ambiental tem se transformado em uma questão recorrente desde a metade do século XX, consequência da crise ambiental iniciada pelo processo de exploração de recursos. A partir deste contexto, observar-se que é dentro das cidades que essas problemáticas ambientais vem se agravando, uma vez que o rápido crescimento das cidades influencia diretamente no aumento da degradação do meio ambiente. Tal circunstância, muito comum em grandes metrópoles, é um fenômeno que vem ocorrendo inclusive, em pequenas e médias cidades, como é o caso de Macapá (Amapá – Brasil). Marcada por uma urbanização tardia, Macapá adotou um modelo de urbanização marcado pela carência de políticas públicas urbanas, principalmente nos setores educacionais e habitacionais, resultando em inúmeros problemas, entre eles a degradação ambiental, que aumenta consequentemente os problemas socioambientais. Neste contexto, a educação ambiental tem sido apresentada como a mais importante ferramenta para a mitigação dessas problemáticas. Assim, esta monografia buscara entender o processo de degradação que as cidades amazônicas vem passando, tomando como estudo de caso a cidade de Macapá. Tendo como principal objetivo, a produção de um projeto piloto de uma escola de educação ambiental itinerante com o intuito de melhorar a condição degradante e vulnerável que toda a cidade vem enfrentando e vivenciando, beneficiando toda a população do município, contribuindo diretamente para com um meio ambiente urbano equilibrado e consequentemente, para um meio ambiente natural equilibrado.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS E APLICADASpt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8606-7331-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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