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Título: Cultura psicanalítica evangélica no divã: análise do hibridismo cultural ao lado de egressos de uma escola evangélica de psicanálise
Autores: CARDOSO, Jessé Martins
Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/1611756049929563
Orientador: SANTOS, José Carlos Cariacás Romão dos
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/0031719315013253
Tipo de Documento: Dissertação
Citação: CARDOSO, Jessé Martins. Cultura psicanalítica evangélica no divã: análise do hibridismo cultural ao lado de egressos de uma escola evangélica de psicanálise. Orientador: José Carlos Cariacás Romão dos Santos. 2023. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, 2023. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1592. Acesso em:.
Resumo: A pesquisa tem como objetivo analisar o modo como os egressos do curso de formação em psicanálise oferecido pela Associação Evangélica de Psicanalistas do Espírito Santo (AEP-ES) se posicionam ou analisam a interface existente entre religião cristã evangélica e as teorias psicanalíticas. E como objetivos específicos, o estudo busca questionar as metodologias de ensino utilizadas pela AEP-ES em seus cursos de formação em comparação com o ensino acadêmico da psicanálise, por fim, compreender os impactos da formação evangélica psicanalítica na atuação desses profissionais. A pesquisa conta com a participação de 05 (cinco) egressos da escola, indivíduos que concluíram sua formação há mais de dois anos. O aporte teórico se fundamenta na tese de Carvalho (2007) e nos artigos de Duarte & Carvalho (2005) para compreensão da relação existente entre o estudo da psicanálise e movimento evangélico brasileiro. Nossa leitura acerca do fenômeno cultural e educacional existente na AEP é discutida dentro do conceito de hibridismo cultural de Canclini (2011) e Burke (2016). Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa e que seguirá os procedimentos metodológicas da formativa pesquisa, utilizará a técnica de entrevista dividida em 03 (três) fases para coleta de dados e análise temática para compreensão e interpretação dos dados. Buscamos, como resultado, compreender o posicionamento dos egressos e os impactos dessa formação em suas vivências profissionais e perspectivas de mundo. Os exercícios de deslocamento de consciência realizados nas fases de entrevistas possibilitarão aos participantes repensarem e realizarem uma auto avaliação acerca de seus processos formativos em psicanálise clínica sendo estes produtos da pesquisa aplicados às suas experiências de vida e atuações profissionais. Por fim, concluímos que cada um dos egressos dentro de suas lógicas e limites de compreensão tem consciência de que a AEP tem como proposta de ensino a profusão de uma psicanálise cuja cultura evangélica e a teologia tenham protagonismo diante da psicanálise clássica freudiana e que tal modelo de hibridismo cultural reverbera em impactos positivos e negativos em suas formações e práticas profissionais
Abstract: The research aims to analyze how graduates of the psychoanalysis training course offered by the Associação Evangélica de Psicanalistas do Espírito Santo (AEP-ES), stance on or analyze the interface between evangelical Christian religion and psychoanalytic theories. As its specific objectives, the research aims to question the teaching methods used by the AEP-ES within its training courses, when in comparison to the academic psychoanalysis, so to understand how the evangelical psychoanalysis formation impacts these professionals’ works. The research counted with the participation of 05 (five) school graduates, individuals who completed their training more than two years ago. The theoretical contribution is based on Carvalho's thesis (2007) and articles by Duarte & Carvalho (2005) to understand the relationship between the study of psychoanalysis and the Brazilian evangelical movement. Our reading of the cultural and educational phenomenon existing in AEP is discussed within the concept of cultural hybridity by Canclini (2011) and Burke (2016). This is a field research, with a qualitative approach and which will follow the methodological procedures of formativapesquisa, using an interview technique divided into 03 (three) phases for data collection, and thematic analysis for understanding and interpretation of the data. As results, we seek to understand the stance of graduates and the impacts of this training on their professional experiences and perspectives on the world. The consciousness-shifting exercises carried out in the interview phases will enable participants to rethink and carry out a self-assessment regarding their training processes in clinical psychoanalysis, with these research products being applied to their life experiences and professional activities. By the end, we understand that, within their logic and limits of understanding, each of the graduates is aware that AEP's teaching proposal is the profusion of a psychoanalysis whose evangelical culture and theology have a leading role in opposition to classical Freudian psychoanalysis, and that such a model of cultural hybridity can resonate in positive and negative impacts on their training and professional practices
Palavras-chave: Educação
Psicanálise
Cultura evangélica
Área do conhecimento: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Editor: UNIFAP - Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fonte do Documento: Via SIPAC
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED

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