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dc.creatorSANTOS, Cláudia Cristina da Conceição-
dc.date.accessioned2024-08-08T12:41:10Z-
dc.date.available2024-08-08T12:41:10Z-
dc.date.issued26-04-2023-
dc.identifier.citationSANTOS, Cláudia Cristina da Conceição. A recepção da confessionalidade pelos professores de ensino religioso no Amapá: o acórdão do Supremo Tribunal Federal. Orientador: José Carlos Cariacás Romão dos Santos. 2023. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, 2023. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1595. Acesso em:.pt_br
dc.identifier.issnSOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Orientador ou Orientadora: Nome por extenso; co-orientador (se houver). Ano de publicação. XX f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, Ano de defesa. Disponível em: . Acesso em:.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1595-
dc.description.abstractThis research aimed to analyze the process of reception of the decision of the Supreme Court with the teachers, based on the work that the Association of Religious Education Teachers of the State of Amapá - APERAP develops in the state, regarding the paradigmatic and political changes of the component Religious Education. It seeks to contrast the historical construction of the Curricular Plan of Religious Teaching in the State, carried out with the collaboration of the teachers, under the bias of confessionality, to classify convergences, divergences and observance of the argumentative elements regarding the reception. It also evaluates the implications, from a metacognitive perspective, on the concepts and purposes arising from the judicial decision, from a critical perspective of Law. This is a qualitative research, inserted in interests and circumstances both social and specific to education, carried out through semi-structured interviews, having rhetoric as a method and following the steps of formative-research. The studies point out that the hypothesis of the judicial implications in the reception of the confessional paradigm, are not relevant to the point of moving the structures of the concepts and pedagogical practices of the teachers, since, although they are subject to the judicial decision, they experience their practice guided from the BNCC, the Amapaense Curricular Reference, and the Resolutions of the local education, revealing the need and importance of the construction of thought with critical weavings, with emancipatory and even revolutionary potential by teachers in education and for educationpt_BR
dc.publisherUNIFAP - Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.sourceVia SIPACpt_BR
dc.subjectEnsino religiosopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA recepção da confessionalidade pelos professores de ensino religioso no Amapá: o acórdão do Supremo Tribunal Federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dcterms.publisherUNIFAP - Universidade Federal do Amapápt_br
dcterms.typeDissertaçãopt_br
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3956963880133262-
dc.contributor.advisor1SANTOS, José Carlos Cariacás Romão dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0031719315013253-
dc.description.resumoEsta pesquisa objetivou analisar o processo de recepção da decisão da Suprema Corte junto aos docentes, tendo como fundamento o trabalho que a Associação de Professores de Ensino Religioso do Estado do Amapá – APERAP desenvolve no Estado, quanto às mudanças paradigmáticas e políticas do componente Ensino Religioso. Busca-se contrastar a construção histórica do Plano Curricular do Ensino Religioso no Estado, realizado com a colaboração dos docentes, sob o viés da confessionalidade, para classificar convergências, divergências e observância dos elementos argumentativos no que se refere à recepção. Avalia-se também, as implicações, na perspectiva metacognitiva, nos conceitos e propósitos decorrentes da decisão judicial, numa perspectiva crítica do Direito. Trata- se de uma pesquisa do tipo qualitativa, inserida em interesses e circunstâncias tanto sociais, quanto específicas da educação, realizada a partir de entrevista semiestruturada, tendo a retórica como método e seguindo os passos da formativapesquisa. Os estudos apontam que a hipótese das implicações judiciais na recepção do paradigma confessional, não são relevantes ao ponto de mexer nas estruturas dos conceitos e práticas pedagógicas dos/as professores/as, uma vez que, embora estejam sujeitos à decisão de caráter judicial, vivenciam sua prática norteada a partir da BNCC, do Referência Curricular Amapaense, e das Resoluções da educação local, revelando a necessidade e importância da construção do pensamento com tessituras críticas, com potencial emancipatório e até revolucionário pelos professores na educação e para a educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0009-0007-3042-7602-
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2083-6529-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduação-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação-
dc.subject.linhadepesquisaEDUCAÇÃO, CULTURAS E DIVERSIDADES-
dc.subject.areadeconcentracaoEDUCAÇÃO, POLÍTICAS E CULTURAS-
dc.languagePortuguês-
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