Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1608
Title: Educação inclusiva do aluno surdo: das propostas das leis à realidade da sala de aula regular
metadata.dc.creator: SILVA, Angélica Dayane Ramos da
SILVA, Eleassir Pantaleão
metadata.dc.contributor.advisor1: SANTOS, Marceline Guedes dos
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citation: SILVA, Angélica Dayane Ramos da; SILVA, Eleassir Pantaleão. Educação inclusiva do aluno surdo: das propostas das leis à realidade da sala de aula regular. Orientadora: Marceline Guedes dos Santos. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Libras) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2023. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1608. Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: Neste estudo, foram revisadas as principais leis e políticas relacionadas à educação inclusiva do aluno surdo, como as leis e direitos das Pessoas com Deficiência, as leis Brasileira de Inclusão da Língua de Sinais e afins. Essas legislações estabelecem diretrizes e princípios para a promoção da inclusão educacional e a garantia dos direitos dos alunos surdos. Apesar das propostas legislativas que visam à inclusão do aluno surdo, a realidade da sala de aula regular apresenta desafios significativos. Com base nos estudos de Quadros (2008), Rossi (2010), Capovilla (2001) e Xavier (2018), está pesquisa objetivou analisar os desafios e as estratégias necessárias para a implementação de uma educação inclusiva e de qualidade para alunos surdos no contexto educacional regular, tais como a falta de preparo dos docentes para lidar com a diversidade, a falta de recursos e materiais didáticos adaptados, e as barreiras arquitetônicas e comunicacionais presentes nas instituições de ensino. É apresentado um estudo qualitativo, destacando práticas pedagógicas e a importância da parceria dos educadores.
Abstract: In this study, the main laws and policies related to the inclusive education of deaf students were reviewed, such as disability rights laws, the Brazilian Law of Sign Language Inclusion, and related legislation. These laws establish guidelines and principles for the promotion of educational inclusion and the guarantee of the rights of deaf students. Despite legislative proposals aiming for the inclusion of deaf students, the reality of regular classrooms presents significant challenges. Based on the studies by Quadros (2008), Rossi (2010), Capovilla (2001), and Xavier (2018), this research aimed to analyze the challenges and necessary strategies for implementing inclusive and quality education for deaf students in the regular educational context, such as the lack of teacher preparedness to deal with diversity, the lack of adapted resources and teaching materials, and the architectural and communication barriers present in educational institutions. A qualitative study is presented, highlighting pedagogical practices and the importance of collaboration among educators.
Keywords: Educação inclusiva
Sala de aula regular
Leis e políticas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Publisher: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: Via SIPAC
Appears in Collections:Letras - Português / Libras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EducacaoInclusivaAluno.pdf743,44 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons