Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1620
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Josielson Rodrigues da-
dc.date.accessioned2024-09-03T12:29:45Z-
dc.date.available2024-09-03T12:29:45Z-
dc.date.issued02-12-2022-
dc.identifier.citationSILVA, Josielson Rodrigues da. Investigações matemáticas e o ensino da geometria: uma proposta de intervenção em sala de aula com o uso do GeoGebra. Orientador: Márcio Aldo Lobato Bahia. 2022. 63f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1620. Acesso em:.pt_br
dc.identifier.issnSOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Orientador ou Orientadora: Nome por extenso; co-orientador (se houver). Ano de publicação. XX f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, Ano de defesa. Disponível em: . Acesso em:.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1620-
dc.description.abstractThe present work seeks to present a proposal for the application of Mathematical Investigation in the teaching and learning process of Geometry, using the GeoGebra Software as an auxiliary tool in this journey. To this end, a literature review is presented to historically revisit the evolution of geometry, the implications of traditional mathematics teaching, as well as an examination of the different trends in mathematics education, focusing on Mathematical Research and the applicability of GeoGebra Software in the process. of meaningful construction of geometric concepts. Mathematical research, as advocated by Ponte, Brocardo and Oliveira (2013), provides students with the possibility of interacting with the mathematical object, creating hypotheses and testing conjectures and, in this way, building their own concepts in a pleasant and active way. . Finally, it is suggested, as a form of contribution, two investigative activities, using GeoGebra, exploring concepts of triangle areas and condition of existence (triangular inequality)pt_BR
dc.publisherUNIFAP - Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.sourceVia SIPACpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeoGebra (Software)pt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.titleInvestigações matemáticas e o ensino da geometria: uma proposta de intervenção em sala de aula com o uso do GeoGebrapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1BAHIA, Márcio Aldo Lobato-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4603624268723199-
dc.description.resumoO presente trabalho busca apresentar uma proposta de aplicação da Investigação Matemática no processo de ensino e aprendizagem da Geometria, tendo o Software GeoGebra como instrumento auxiliar nesta caminhada. Para tanto, apresenta-se uma revisão de literatura para revisitar historicamente a evolução da geometria, as implicações do ensino tradicional da matemática, além de um exame sobre as diferentes tendências da educação matemática, focando na Investigação Matemática e na aplicabilidade do Software Geo- Gebra no processo de construção significativa de conceitos geométricos. A investigação matemática, nos molde como é defendida por Ponte, Brocardo e Oliveira (2013), propicia ao educando a possibilidade de interagir sobre o objeto matemático, criando hipóteses e testando conjecturas e, dessa forma, construindo seus próprios conceitos de forma prazerosa e ativa. Por fim, sugere-se, como forma de contribuição, duas atividades investigativas, com o uso do GeoGebra, explorando conceitos de áreas de triângulo e condição de existência (desigualdade triangular)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.description.affiliationSEED - Secretaria de Educação do Estado do Amapá-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduação-
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)-
dc.languagePortuguês-
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_InvestigacoesMatematicasEnsino.pdf1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons