Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1756
Título: | Resistências e enfrentamentos à LGBTQIAP+fobia: percepções dos estudantes do ensino médio do Instituto Federal do Amapá, campus Macapá |
Autores: | CAVALCANTE, Marina de Almeida |
Orientador: | PEREIRA, Alexandre Adalberto |
Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/4232386051172176 |
Tipo de Documento: | Dissertação |
Citação: | CAVALCANTE, Marina de Almeida. Resistências e enfrentamentos à LGBTQIAP+fobia: percepções dos estudantes do ensino médio do Instituto Federal do Amapá, campus Macapá. Orientador: Alexandre Adalberto Pereira. 2024. 235 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2024. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1756. Acesso em: |
Resumo: | O presente estudo parte da compreensão de que vivemos em uma sociedade marcada por processos históricos de opressão a determinados grupos, os denominados grupos minoritários. Dentre eles estão os LGBTQIAP+, cujas marcas de uma cultura que se estruturou e continua sendo estruturada por regras sociais cruéis e violentas, perpetuadas na hierarquização de valores socioculturais, onde a heterossexualidade encontra-se em posição superior às demais formas de sexualidade. A questão norteadora do estudo é: Como os adolescentes LGBTQIAP+ do IFAP/ campus Macapá, percebem a LBGTQIAP+fobia e vivenciam os processos de resistência e enfrentamento em suas experiências escolares? Objetiva-se analisar, a partir da perspectiva teórica do estresse de minorias, os processos de resistência e enfrentamento que os adolescentes LGBTQIAP+ vivenciam em suas experiências escolares no IFAP/campus Macapá. Os objetivos específicos são: Entender as discussões de norma, gênero e sexualidade considerando a cultura escolar; Compreender a heteronormatividade no ambiente escolar e a sua implicação no estresse vivenciado pelos adolescentes LGBTQIAP+; e Analisar, a partir das entrevistas, como os adolescentes das minorias sexuais do IFAP/campus Macapá vivenciam as formas de estresse diante da LGBTQIAP+fobia. Trata-se de uma pesquisa cuja abordagem é qualitativa. Quanto à análise de dados, a pesquisa baseou-se na análise de conteúdo. A técnica da pesquisa foi a entrevista semiestruturada. Lócus da pesquisa: Instituto Federal do Amapá, campus Macapá. Os colaboradores da pesquisa foram adolescentes regularmente matriculados em um dos cursos técnicos integrado/integral na instituição federal de ensino, do campus Macapá. Todos os preceitos éticos relacionados à pesquisa envolvendo seres humanos foram obedecidos. Os principais resultados encontrados foram: A família foi mencionada como um ponto de apoio de fundamental importância, pois a angústia e o sofrimento são mais intensos para aqueles que não têm o apoio familiar. Todos os adolescentes relataram que já ocultaram as suas respectivas orientações sexuais por conta do medo de sofrerem preconceito e violência. Os momentos que têm eventos no campus, cantina e ginásio foram citados como sendo os lugares mais inseguros na escola. As vivências discriminatórias no ambiente escolar estiveram presentes nos relatos dos colaboradores dessa pesquisa, corroborando com a afirmação de que a escola é um ambiente que contribui para que aconteçam violências contra a população LGBTQIAP+. Ainda que os adolescentes considerem o IFAP/campus Macapá como um ambiente acolhedor, o acolhimento ocorre por conta da rede de apoio criadas por esses jovens e constituem-se como resistências no ambiente escolar. Essa pesquisa contribui positivamente tanto para o campo da educação quanto para o movimento LGBTQIAP+, na medida em que trouxe as vozes desses adolescentes para a sociedade, possibilitando que as políticas institucionais possam voltar-se para os grupos minoritários que tanto sofrem preconceito e podem adoecer mentalmente em função da sua diversidade sexual e de gênero. |
Abstract: | The present study is based on the understanding that we live in a society marked by historical processes of oppression against certain groups, referred to as minority groups. Among them are LGBTQIAP+ individuals, whose experiences reflect a culture that has been structured and continues to be shaped by cruel and violent social rules, perpetuated through the hierarchization of sociocultural values, where heterosexuality is positioned above other forms of sexuality. The guiding question of the study is: How do LGBTQIAP+ adolescents at IFAP/Campus Macapá perceive LGBTQIAP+phobia and experience processes of resistance and coping in their school experiences? The objective is to analyze, from the theoretical perspective of minority stress, the processes of resistance and coping that LGBTQIAP+ adolescents experience in their school lives at IFAP/Campus Macapá. The specific objectives are: to understand the discussions of norm, gender, and sexuality considering the school culture; to comprehend heteronormativity in the school environment and its implications for the stress experienced by LGBTQIAP+ adolescents; and to analyze, based on interviews, how sexual minority adolescents at IFAP/Campus Macapá experience stress in the face of LGBTQIAP+phobia. This is a research study with a qualitative approach. Regarding data analysis, the research relied on content analysis. The research technique used was semi-structured interviews. Research location: Instituto Federal do Amapá, Campus Macapá. The research participants were adolescents regularly enrolled in one of the integrated/full-time technical courses at the federal educational institution at Campus Macapá. All ethical principles related to research involving human beings were followed. The main findings were: Family was mentioned as a crucial support point, as anguish and suffering are more intense for those who lack family support. All adolescents reported having concealed their sexual orientations due to fear of prejudice and violence. Moments when events occur on campus, in the cafeteria, and in the gymnasium were cited as the most unsafe places in the school. Discriminatory experiences in the school environment were present in the participants' accounts, corroborating the assertion that the school is an environment that contributes to violence against the LGBTQIAP+ population. Although adolescents consider IFAP/Campus Macapá to be a welcoming environment, this reception occurs because of the support networks created by these young people and constitutes forms of resistance within the school environment. This research contributes positively to both the field of education and the LGBTQIAP+ movement, as it brings the voices of these adolescents to society, allowing institutional policies to focus on minority groups that suffer from prejudice and may experience mental health issues due to their sexual and gender diversity. |
Palavras-chave: | Educação Estresse de minorias LGBTQIAP+fobia |
Área do conhecimento: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Editor: | UNIFAP – Universidade Federal do Amapá |
País da Instituição: | Brasil |
Fonte do Documento: | Via SIPAC |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_ResistenciasEnfrentamentoPercepcoes.pdf | 4,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons