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Título: Práticas pedagógicas desenvolvidas junto a educandos com deficiência da modalidade da Educação de Jovens e Adultos
Autores: LUZ, Adria Santos
PIRES, Kallyta Letícia de Araújo
FONSECA, Maria Rita Raposo
Orientador: ALVES, Diana Regina dos Santos
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/9792094982597839
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: LUZ, Adria Santos; PIRES, Kallyta Letícia de Araújo; FONSECA, Maria Rita Raposo. Práticas pedagógicas desenvolvidas junto a educandos com deficiência da modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Orientadora: Diana Regina dos Santos Alves. 2024. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Departamento de Educação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2024. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1779. Acesso em:.
Resumo: O presente trabalho explora a interface entre a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Especial. Objetivando analisar como foram implementadas, ao longo do ano letivo, as práticas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem dos educandos com deficiência na modalidade da Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública da cidade de Macapá-AP. Diante disso, essa investigação se configura como um estudo de caso, organizada em tópicos que exploram a formação de educadores, a articulação entre a comunidade escolar e o desenvolvimento da prática pedagógica, perpassando os saberes necessários aos educadores e os desafios e facilidades no planejamento, na prática e na avaliação. Para nortear a pesquisa e observar conceitos e eixos de discussão, utilizou-se de referenciais teóricos, e para coleta de dados: revisão bibliográfica com centralidade na prática dos educadores, e entrevistas semiestruturadas com educadoras regentes de turma, educadoras no Atendimento Educacional Especializado e com a coordenadora pedagógica, em uma escola pública na etapa do Ensino Fundamental Anos Iniciais em Macapá. A análise das narrativas permitiram observar e concluir que as práticas pedagógicas possuem uma relação direta com um conjunto de fatores externos e subjetivos, que geram impacto no ensino e aprendizado dos educandos, e concomitantemente na inclusão escolar, o maior desafio evidenciado é a evasão escolar, que impacta e é impactada pelas práticas pedagógicas, uma vez que os recursos financeiros são repassados às escolas conforme a presença do número de educandos que estão matriculados e frequentam a instituição, e as más condições estruturais e físicas da escola são apontadas como maior impedimento na concretização das práticas pedagógicas. Além disso, a evasão dos alunos sofre influência das práticas pedagógicas, de modo que aspráticas desconexas à realidade do educando são desestimulantes. A partir disso, ressalta-se o papel de todos como agentes responsáveis pela garantia do acesso e da inclusão escolar na EJA, por meio de um trabalho que relacione a teoria à prática, com o intuito de gerar participação e impedir que os educandos desacreditem no ensino e desistam de sua formação.
Abstract: This work explores the interface between Youth and Adult Education and Special Education. The objective was to analyze how, throughout the school year, pedagogical practices were implemented in the teaching and learning process of students with disabilities in the Youth and Adult Education modality, in a public school in the city of Macapá-AP. In view of this, the methodological path was chosen to be research through a case study, organized into topics that explore the training of educators, the articulation between the school community and the development of pedagogical practice, covering the knowledge necessary for educators and challenges and facilities in planning, practice and evaluation. To guide the research and observe concepts and axes of discussion, theoretical references were used, and for data collection: bibliographical review with a focus on the practice of educators, and semi-structured interviews with class leader educators, educators in Specialized Educational Service and with the pedagogical coordinator, in a public school in the Early Years Elementary School stage, in Macapá. The analysis of the narratives and plans made available allowed us to observe and conclude that pedagogical practices have a direct relationship with a set of external and subjective factors, which generate an impact on the teaching and learning of students, and concomitantly on school inclusion. school dropout, which impacts is impacted by pedagogical practices, since financial resources are passed on to schools according to the presence of the number of students who are enrolled and attend the institution, and the poor structural and physical conditions of the school are identified as the greatest impediment to the implementation of pedagogical practices. Furthermore, student dropout is influenced by pedagogical practices, so that practices that are disconnected from the student's reality are discouraging. From this, the role of everyone is highlighted as agents responsible for guaranteeing access and school inclusionin EJA, through work that relates theory to practice, with the aim of generating participation and preventing students from disbelieving in the teaching and give up on their training.
Palavras-chave: Educação Especial - Brasil
Prática de ensino
Educação de Jovens Adultos
Área do conhecimento: CNPQ::EDUCACAO::TOPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO::EDUCACAO DE ADULTOS
Editor: UNIFAP - Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: Via SIPAC
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