Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1833
Título: | Do presencial para o virtual: impactos da migração compulsória das práticas pedagógicas no contexto da pandemia de COVID-19 em Macapá/AP |
Autores: | TAVARES, Izaias Loureiro |
Orientador: | PAIXÃO, Eliana do Socorro de Brito |
Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/8552302919151267 |
Tipo de Documento: | Dissertação |
Citação: | TAVARES, Izaias Loureiro. Do presencial para o virtual: impactos da migração compulsória das práticas pedagógicas no contexto da pandemia de COVID-19 em Macapá/AP. Orientadora: Eliana do Socorro de Brito Paixão. 2022. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1833. Acesso em: . |
Resumo: | A presente pesquisa discorre sobre impactos da migração compulsória das práticas pedagógicas, no contexto da pandemia de COVID-19, na perspectiva dos docentes de uma unidade escolar de Macapá/AP. O cenário pandêmico catalisou as relações entre tecnologia, educação e práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito da educação escolar. Esse cenário levou à necessidade de responder o seguinte problema de pesquisa: quais foram os impactos da migração compulsória das práticas pedagógicas, de presencial para virtual, realizada durante o período da pandemia de COVID-19, no processo de ensino-aprendizagem, na Educação Básica, na perspectiva dos docentes de uma escola em Macapá/AP? A busca para solução da questão norteadora se valeu do arcabouço teórico do compêndio freireano e sua concepção de educação, trazendo análises específicas das múltiplas interfaces da relação de educação e tecnologia no cenário educacional contemporâneo, discutido ainda à luz de autores contemporâneos como Mattar (2017), Kenski (2012), Tori (2017) e Bacich; Moran (2017) para o alcance do objetivo geral determinado que é, efetivamente, analisar os impactos da migração compulsória das práticas pedagógicas, de presencial para virtual, realizada durante o período da pandemia de COVID-19, no processo de ensino-aprendizagem, na Educação Básica, na perspectiva dos docentes de uma escola em Macapá/AP. O caminho metodológico escolhido se deu a partir de Frigotto (1989) e Triviños (2007), na ideia de entender a totalidade, do específico, do singular e do particular no âmbito da transposição do presencial para o virtual nas práticas pedagógicas, num espaço em que se dê a voz e o protagonismo para os docentes de uma instituição de ensino de Macapá/AP. Como sujeitos deste estudo de caso, de abordagem quanti-qualitativa, de caráter descritivo, que se baliza no Materialismo Histórico Dialético (MHD) enquanto método, por meio da interação indireta, mediada por tecnologia, com os sujeitos participantes da pesquisa, cujos insumos foram fornecidos através de questionário online elaborado com questões objetivas e discursivas, devidamente tabuladas por meio de gráficos e quadros, de modo que fosse possível inferir e interpretar. As respostas do questionário foram validadas em sua confiabilidade por meio do coeficiente alfa de Cronbach e, a partir das contribuições de Bardin (2011), a análise de conteúdo das informações providas e enfim determinar, no caso concreto, os impactos da migração compulsória das práticas pedagógicas do ambiente presencial para o ambiente virtual unidade escolar observada, a partir de cenários colocados pelos próprios docentes da rede em questão. Os resultados obtidos indicam que o processo educativo desenvolvido na unidade escolar é inscrito num contexto multicultural integrado com as tecnologias educacionais disponíveis, cujas práticas pedagógicas presenciais, online e híbridas ensejam formação continuada de caráter permanente, uma vez que a pandemia de COVID-19 afetou drasticamente o processo educacional da referida escola e os impactos da migração compulsória do ambiente presencial para o ambiente virtual foram significativos e serão, possivelmente, sentidos pelos próximos anos/décadas. |
Abstract: | The present research discusses the impacts of compulsory migration of pedagogical practices, in the context of the COVID-19 pandemic, from the perspective of teachers of a school unit in Macapá/AP. The pandemic scenario catalyzed the relationships between technology, education and pedagogical practices developed within the scope of school education. This scenario led to the need to answer the following research problem: What were the impacts of the compulsory migration of pedagogical practices, from face-to-face to virtual, carried out during the period of the COVID-19 pandemic, in the teaching-learning process, in Basic Education, from the perspective of teachers at a school in Macapá/AP? The search for a solution to the guiding question made use of the theoretical framework of the Freirean compendium and its conception of education, bringing specific analyzes of the multiple interfaces of the relationship between education and technology in the contemporary educational scenario, further discussed in the light of contemporary authors such as Mattar (2017) , Kenski (2012), Tori (2017) and Bacich; Moran (2017) to achieve the general objective determined, which is, effectively, to analyze the impacts of the compulsory migration of pedagogical practices, from face-to-face to virtual, carried out during the period of the COVID pandemic -19, in the teaching-learning process, in Basic Education, from the perspective of teachers at a school in Macapá/AP. The methodological path chosen was based on Frigotto (1989) and Triviños (2007), in the idea of understanding the totality, the specific, the singular and the particular within the scope of the transposition of the face-to-face to the virtual in pedagogical practices, in a space in that voice and protagonism be given to the teachers of an educational institution in Macapá/AP. As subjects of this case study, with a quantitative-qualitative approach, with a descriptive character, which is based on Dialectical Historical Materialism (DHM) as a method, through indirect interaction, mediated by technology, with the subjects participating in the research, whose inputs were provided through an online questionnaire prepared with objective and discursive questions, properly tabulated through graphs and tables, so that it was possible to infer and interpret. The answers to the questionnaire be validated in terms of reliability through Cronbach's Alpha coefficient and, based on the contributions of Bardin (2011), the content analysis of the information provided and finally determine, in the specific case, the impacts of compulsory migration of practices pedagogical changes from the face-to-face environment to the virtual environment at the observed school unit, based on scenarios posed by the teachers of the network in question. The results obtained indicate that the educational process developed in the school unit is inscribed in a multicultural context integrated with the available educational technologies, whose face-to-face, online and hybrid pedagogical practices give rise to continuous training of a permanent nature, since the COVID-19 pandemic has drastically affected the educational process of that school and the impacts of the compulsory migration from the face-to-face environment to the virtual environment were significant and will, possibly, be felt in the coming years/decades. |
Palavras-chave: | Ensino à distância Prática pedagógica Educação básica COVID-19 |
Área do conhecimento: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Editor: | UNIFAP – Universidade Federal do Amapá |
País da Instituição: | Brasil |
Fonte do Documento: | Via SIPAC |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_PresencialVirtualImpactos.pdf | 1,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons