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dc.creatorANJOS, Katia Maria Barbosa dos-
dc.date.accessioned2025-07-21T17:37:42Z-
dc.date.available2025-07-21T17:37:42Z-
dc.date.issued2022-03-21-
dc.identifier.citationANJOS, Katia Maria Barbosa dos. Heteronormatividade no contexto escolar: resistências e enfrentamentos de estudantes LGBTQIA+. Orientador: Alexandre Adalberto Pereira. 2022. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1836. Acesso em: .pt_br
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1836-
dc.publisherUNIFAP – Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.sourceVia SIPACpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPessoas LGBTpt_BR
dc.subjectIdentidade de gênero na educaçãopt_BR
dc.titleHeteronormatividade no contexto escolar: resistências e enfrentamentos de estudantes LGBTQIA+pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dcterms.publisherUNIFAP - Universidade Federal do Amapápt_br
dcterms.typeDissertaçãopt_br
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Alexandre Adalberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4232386051172176-
dc.description.resumoA presente pesquisa apresenta uma reflexão acerca da heteronormatividade no contexto escolar, historicamente marcada por padronizações da ordem heterossexual conservada e reproduzida nas instituições educacionais. Busca analisar as práxis de resistências e enfrentamentos de estudantes LGBTQIA+ com reportes teóricos que discorrem sobre colonialidade do Ser e do Poder e a decolonialidade, as quais propiciaram discutir a escola como ambiente institucional que corrobora com modelos hegemônicos de gênero e sexualidade, e os impactos gerados em sujeitos estudantes não heteronormativos. O problema da pesquisa é: de que maneira a heteronormatividade, no contexto escolar, afeta as vivências socioeducacionais de estudantes LGBTQIA+? O objetivo geral consiste em compreender de que maneira a heteronormatividade, no contexto escolar, afeta as vivências socioeducacionais de estudantes LGBTQIA+. Os objetivos específicos são: a) discutir os processos de opressão heteronormativa e os desdobramentos de dominação e subalternização de sujeitos LGBTQIA+; b) identificar como se mantém e reproduz heteronormatividade no contexto escolar que afeta as vivências de estudantes LGBTQIA+; e c) analisar processos de resistências, enfrentamentos e desconstruções por parte de estudantes LGBTQIA+, refletindo se eles reconhecem os espaços que ocupam na escola, assumindo um lugar de protagonismo. Metodologicamente, esta pesquisa se respalda no método dialético materialista, com abordagem quanti-qualitativa, sendo a coleta de dados realizada com roteiro de questionários estruturados online e entrevistas semiestruturadas online, aplicadas a sujeitos estudantes LGBTQIA+ maiores de 18 anos, e a análise do discurso foi utilizada como tratamento de dados. Com efeito, compreendemos que o contexto escolar heteronormativo permanece arraigado a uma perspectiva colonial que silencia e inviabiliza as problemáticas que giram em torno da subalternização de estudantes LBGTQIA+ no processo socioeducativo, e que se faz urgente e necessário discutir e visibilizar identidades não heteronormativas no âmbito escolar. Além disso, é necessário identificar violações que afetam o direito de ser de estudantes destoantes das normas de gênero e sexualidade, sujeitos que vêm construindo mecanismos de desconstruções da ordem heteronormativa através de manifestações discursivas, performances visuais, grupos de apoio e debates.pt_BR
dc.description.resumenEsta investigación presenta una reflexión sobre la heteronormatividad en el contexto escolar, históricamente marcado por patrones del orden heterosexual preservados y reproducidos en las instituciones educativas. Busca analizar las prácticas de resistencia y confrontación de los estudiantes LGBTQIA+ con reportes teóricos que discrepan sobre la colonialidad del Ser y Poder y la decolonialidad, las que estimularían la discusión de la escuela como ámbito institucional que corrobora los modelos hegemónicos de género y sexualidad, y los impactos generados en sujetos estudiantes no heteronormativos. El problema de investigación es ¿de qué manera la heteronormatividad, en el contexto escolar, afecta las experiencias socioeducativas de los estudiantes LGBTQIA+?”. El objetivo general es “comprender cómo la heteronormatividad, en el contexto escolar, afecta las experiencias socioeducativas de los estudiantes LGBTQIA+”. Los objetivos específicos son: a) discutir los procesos de opresión heteronormativa y los despliegues de dominación y subalternización de las personas LGBTQIA+; b) identificar cómo se mantiene y reproduce heteronormatividad en el contexto escolar que incide en las experiencias de los estudiantes LGBTQIA+; y c) analizar procesos de resistencia, confrontación y deconstrucción por parte de los estudiantes LGBTQIA+, reflexionando si ellos reconocen espacios que ocupan en la escuela, asumiendo un lugar destacado. Metodológicamente, esta investigación se sustenta en el método dialéctico materialista, con enfoque cuantitativo-cualitativo, siendo una recolección de datos realizada con guion de cuestionarios estructurados en línea y entrevistas semiestructuradas en línea, aplicados a estudiantes LGBTQIA+ mayores de 18 años, y el análisis del discurso fue utilizado como tratamiento de datos. En efecto, entendemos que el contexto escolar heteronormativo sigue arraigado en una perspectiva colonial que silencia e y hace inviables los problemas que giran alrededor de la subordinación de los estudiantes LBGTQIA+ en el proceso socioeducativo, y que es urgente y necesario discutir y visibilizar identidades no heteronormativas en el ámbito escolar. Además, es necesario identificar las violaciones que afectan el derecho de ser de los estudiantes que desentonan las normas de género y sexualidad, sujetos vienen construyendo mecanismos para deconstruir el orden heteronormativo a través de manifestaciones discursivas, performances visuales, grupos de apoyo y debates.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4029-1415-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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