Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1855
Título: | Energia solar fotovoltaica no ensino médio: análise de custo-benefício e aplicação de sequência didática |
Autores: | SOUZA, Jose Celson de Almeida |
Orientador: | DEL AGUILA, Victor Montero |
Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/1505020953039541 |
Tipo de Documento: | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização |
Citação: | SOUZA, Jose Celson de Almeida. Energia solar fotovoltaica no ensino médio: análise de custo-benefício e aplicação de sequência didática. Orientador: Victor Montero Del Águila. 2025. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Física) - Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2025. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1855. Acesso em: . |
Resumo: | Este trabalho analisa a aplicação de uma proposta didática investigativa que integra teoria e prática no ensino do efeito fotoelétrico e da energia solar fotovoltaica, voltada para alunos do 3º ano do Ensino Médio. A pesquisa parte do pressuposto de que a articulação entre conhecimento teórico, contexto real e experimentação promove uma aprendizagem mais significativa e crítica. A metodologia incluiu a aplicação de um questionário diagnóstico, a execução de uma sequência de aulas com uso de simuladores, vídeos e debates, e uma investigação empírica com moradores de Macapá que utilizam energia fotovoltaica. Os dados indicaram desconhecimento prévio sobre o efeito fotoelétrico, mas alta receptividade dos alunos às atividades práticas. A análise econômica dos sistemas fotovoltaicos residenciais revelou um tempo médio de retorno do investimento de 3,6 anos. A abordagem contribuiu para o desenvolvimento do pensamento crítico, da autonomia intelectual e da compreensão da relevância social da Física, reforçando a importância de metodologias ativas no ensino de Ciências da Natureza. |
Abstract: | This work analyzes the application of an investigative didactic proposal that integrates theory and practice in teaching the photoelectric effect and photovoltaic solar energy, aimed at students in the 3rd year of high school. The research is based on the assumption that the articulation between theoretical knowledge, real context and experimentation promotes more meaningful and critical learning. The methodology included the application of a diagnostic questionnaire, the execution of a sequence of classes using simulators, videos and debates, and an empirical investigation with residents of Macapá who use photovoltaic energy. The data indicated lack of prior knowledge about the photoelectric effect, but high receptivity of students to practical activities. The economic analysis of residential photovoltaic systems revealed an average return on investment time of 3.6 years. The approach contributed to the development of critical thinking, intellectual autonomy and understanding of the social relevance of Physics, reinforcing the importance of active methodologies in teaching Natural Sciences. |
Palavras-chave: | Física (Ensino Médio) Experimentos didáticos Geração de energia fotovoltaica Energia solar |
Área do conhecimento: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA DA MATERIA CONDENSADA |
Editor: | UNIFAP – Universidade Federal do Amapá |
País da Instituição: | Brasil |
Fonte do Documento: | Via SIPAC |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCCE_EnergiaSolarFotovoltaica.pdf | 999,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons