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Título: As condições de trabalho em narrativas de professores dos anos iniciais: refletindo sobre o bem-estar e as influências no fazer pedagógico
Autores: ALVES, Ingridy Aragão
ALMEIDA, Sarah Raquel Martins de
VAZ, Thaís Furtado
Orientador: ALVES, Diana Regina dos Santos
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/9792094982597839
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: ALVES, Ingridy Aragão; ALMEIDA, Sarah Raquel Martins de; VAZ, Thaís Furtado. As condições de trabalho em narrativas de professores dos anos iniciais: refletindo sobre o bem-estar e as influências no fazer pedagógico. Orientadora: Diana Regina dos Santos Alves. 2025. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Departamento de Educação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2025. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1861. Acesso em: .
Resumo: Este trabalho analisa as narrativas de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de 3 escolas públicas situadas no Amapá e Pará, apresentando o panorama das condições do trabalho docente a partir dos descritores de bem-estar e mal-estar docente. Assim, indagou-se: Como se constitui a condição de bem-estar no trabalho docente em narrativas de professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Revelou-se, no estudo, que a satisfação profissional em educar é um dos aspectos pertencentes ao bem-estar docente, somada a motivação e satisfação dos docentes no exercício de suas funções. Relações boas no trabalho, reconhecimento do trabalho e estrutura organizacional adequada se destacam. Em relação ao mal-estar docente, coletou-se o seguinte: As transformações no final do século XX, o aprofundamento do trabalho docente e a falta de aprimoramento na formação, o baixo salário, desvio e acúmulo de funções; muitos alunos em uma única sala de aula; gestão escolar e falta de estrutura. Os resultados obtidos na entrevista com os 3 professores apontam para dificuldades aprofundadas e bem-estar docente quase em sua totalidade inexistente em contexto do Ensino Fundamental. As carências apontadas pelos educadores revelam uma natureza organizacional que desvaloriza os profissionais docentes e não oferece apoio à saúde, nem estrutura escolar minimamente adequada, contribuindo para o agravamento da profissão docente e, diante disso, da oferta de uma educação de qualidade, apesar da resistência e dedicação dos professores diante dos desafios.
Abstract: This paper analyzes the narratives of elementary school teachers from three public schools located in Amapá and Pará, presenting an overview of the conditions of pedagogical work based on the descriptors of teacher well-being and malaise. Thus, the question was: How is the condition of well-being of pedagogical work in school constituted in the narratives of teachers who work in the elementary school? The study revealed that professional satisfaction in teaching is one of the aspects belonging to teacher well-being, together with the motivation and satisfaction of teachers in the exercise of their functions. Good relationships at work, recognition of work and adequate organizational structure stand out. Regarding teacher malaise, the following was collected: the transformations at the end of the 20th century, the deepening of teaching work and the lack of improvement in training, low salaries, deviation and accumulation of functions; too many students in a single classroom; school management and lack of structure. The results obtained in the interviews with the three teachers point to deep seated difficulties and almost nonexistent teacher well-being in the context of Elementary Education. The shortcomings pointed out by the educators reveal an organizational nature that devalues teaching professionals and does not offer health support or minimally adequate school structure, contributing to the worsening of the teaching profession and, therefore, the provision of quality education, despite the resistance and dedication of teachers in the face of challenges.
Palavras-chave: Condições do Trabalho Docente - Ensino fundamental
Satisfação no trabalho
Ambiente escolar
Área do conhecimento: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: Via SIPAC
Aparece nas coleções:Pedagogia

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