Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/314
Title: O uso do teatro de fantoches como metodologia de ensino de ciências para crianças do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Otávio Caldeira Afonso no Município de Mazagão - AP
metadata.dc.creator: SILVA, Raulan Baia da
metadata.dc.contributor.advisor1: SANTOS, Daniel Sousa dos
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/5899287727176275
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citation: SILVA, Raulan Baia da. O uso do teatro de fantoches como metodologia de ensino de ciências para crianças do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Otávio Caldeira Afonso no Município de Mazagão – AP. Orientador: Daniel Sousa dos Santos. Coorientador: 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) – Campus de Mazagão, Universidade Federal do Amapá, Mazagão, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/314. Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo, difundir nos anos iniciais do ensino fundamental conceitos de ciências e seus fenômenos naturais, através da aplicação do teatro de fantoche e pequenos experimentos sobre a referida disciplina. Para ratificar a proposta foi elaborada uma temática educativa lúdica utilizando os fantoches e aplicada uma encenação através do teatro de fantoche na sala de aula com duas turmas de alunos do 1º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Otavio Caldeira Afonso, que pertence à rede municipal de ensino do município de Mazagão. O teatro foi apresentado através de “historinhas” adaptadas aos alunos com a finalidade de incentivar às discussões acerca dos temas: troca de calor, densidade e pressão. A pesquisa trouxe resultados relevantes em relação ao uso do teatro de fantoche como um instrumento de ensino, uma estratégia nova que pode ser usada pelos educadores, a qual despertou a curiosidade e o interesse pela disciplina de ciências, facilitando à aprendizagem de uma disciplina considerada complexa
Abstract: This work aims to disseminate in the early years of fundamental concepts of science and its natural phenomena, through the application of puppet theater and small experiments. In order to ratify the proposal, a staging by the puppet theater in the classroom was elaborated and applied with a group of students of the Elementary School of the Otavio Caldeira Afonso Municipal School, which belongs to the municipal teaching network of the municipality of Mazagão. The theater was presented through "stories" adapted to the students with the purpose of encouraging discussions about the themes: heat exchange, density and pressure. The research brought relevant results in relation to the use of puppet theater as a teaching instrument, a new strategy that can be used by educators, which aroused curiosity and interest in the discipline of science, facilitating the learning of a discipline considered complex
Keywords: Teatro de fantoche na educação
Ciência - Estudo e ensino
Estratégias de aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Publisher: UNIFAP - Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Educação no Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_UsoTeatroFantoche.pdf1,13 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons