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dc.creatorCARMO, Patrick Luiz Galvão do-
dc.date.accessioned2020-02-07T14:42:29Z-
dc.date.available2020-02-07T14:42:29Z-
dc.date.issued11-11-2015-
dc.identifier.citationCARMO, Patrick Luiz Galvão do. Educação das relações étnico-raciais no ensino de filosofia: percepções de professores do ensino médio de Macapá. Orientadora: Eugénia da Luz Silva Foster. 2015. 126 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2015. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/323. Acesso em:.pt_br
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/323-
dc.publisherUNIFAP - Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciais - Educaçãopt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectIgualdade racialpt_BR
dc.subjectGrupos étnicos - Negrospt_BR
dc.subjectQuestão racial - Amapápt_BR
dc.subjectFilosofia - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleEducação das relações étnico-raciais no ensino de filosofia: percepções de professores do ensino médio de Macapápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0909075958731087-
dc.contributor.advisor1FOSTER, Eugénia da Luz Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4609696110268688-
dc.description.resumoEste trabalho buscou analisar a implementação da Lei nº. 10.639/03 no âmbito da disciplina de filosofia a partir das percepções apresentadas por um conjunto de 12 professores atuantes em escolas públicas de Ensino Médio na cidade de Macapá. Apesar de decorridos mais de 12 anos da edição da referida lei, a efetivação de suas diretrizes no que diz respeito ao ensino de história e cultura Africana e Afro- Brasileira no currículo escolar, ainda constitui um grande desafio para os professores. Por meio de revisão bibliográfica, em especial com o aporte da corrente teórica Pós-colonial, foi possível compreender que o ensino de filosofia nos moldes tradicionais está articulado com uma concepção de educação excludente e homogeneizadora. A pesquisa, de caráter qualitativa, foi viabilizada por intermédio de um curso de extensão realizado no mês de junho de 2015, no qual os participantes da pesquisa vivenciaram momentos de estudo e de interação sobre aspectos teórico-metodológicos relacionados à Educação das Relações Étnico- Raciais, utilizando-se como instrumental metodológico a Pesquisa Colaborativa e, para a análise dos dados, o método da Análise de Conteúdo. A análise das percepções dos professores pesquisados demonstrou que os mesmos possuíam conhecimentos muito superficiais a respeito da Lei 10.639/03 e que pouco trabalham conteúdos de história e cultura negras em sua prática docente, fato este relacionado à carência de formação, seja no aspecto inicial ou continuado. Verificou-se, também que as discussões realizadas com os sujeitos pesquisados possibilitou uma melhora no entendimento dos educadores quanto à temática, demonstrando-se a utilidade de abordagens colaborativas para o crescimento profissional dos professores com o potencial modificar estruturas de discriminação no espaço escolarpt_BR
dc.description.resumeCette étude visait à analyser la mise en oeuvre de la loi 10639/03 sous la discipline de la philosophie des perceptions présentées par un groupe de 12 enseignants travaillant dans les lycées publics de la ville de Macapa. Bien que, après plus de 12 ans de la publication de cette loi, l'exécution de ses lignes directrices en ce qui concerne l'enseignement de l'histoire et de la culture africaine et afro-brésilienne dans le cursus scolaire, reste un défi majeur pour les enseignants. Grâce à l'examen de la littérature, en particulier la contribution de la théorie post-coloniale actuelle, il a été possible de comprendre que l'enseignement de la philosophie dans le moule traditionnel est lié à une conception de l'exclusion et l'homogénéisation de l'éducation. La recherche, caractère qualitatif, a été rendue possible grâce à un cours d'extension tenue en Juin 2015, dans laquelle les participants à l'enquête ont connu des moments d'étude et d'interaction sur les aspects théoriques et méthodologiques liés à l'éducation des Relations raciale-ethnique, en utilisant comme instrumentale méthodologique de recherche en collaboration et pour l'analyse de données, la méthode d'analyse de contenu. L'analyse des perceptions des enseignants interrogés démontré qu'ils avaient une connaissance très superficielle de la loi 10.639/03 et que peu travaillent l’históire et le contenu de la culture noire dans leur pratique de l'enseignement, un fait lié à l'absence de formation, soit dans la comparution initiale ou continué. Il y avait aussi que les discussions tenues avec l'objet de recherches a permis une amélioration de la compréhension des éducateurs sur le thème, démontrant l'utilité d'approches collaboratives de la croissance professionnelle des enseignants ayant le potentiel de changer les structures de la discrimination à l'écolept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.description.affiliationDGPC - Delegacia Geral de Polícia Civil do Estado do Amapá-
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0807-0789-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.linhadepesquisaSOCIEDADE, CULTURA E POLÍTICAS PÚBLICAS-
dc.subject.areadeconcentracaoMEIO AMBIENTE, CULTURA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGMDR

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