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Título: O projeto formativo do engenheiro na contemporaneidade: entre a formação humana e a mercadológica
Autores: SILVA, Luciléa Santos Ayres da
Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/5898962059244489
Orientador: FIGUEIRÊDO, Arthane Menezes
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/4712716649621181
Citação: SILVA, Luciléa Santos Ayres da. O projeto formativo do engenheiro na contemporaneidade: entre a formação humana e a mercadológica. Orientadora: Arthane Menezes Figueirêdo. 2019. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/439. Acesso em:.
Resumo: O tema desta pesquisa é o projeto formativo dos cursos de Engenharia frente à perspectiva de formação humana como possibilidade de superação do viés mercadológico. Possui como objeto de estudo a formação inicial do engenheiro. Nesse sentido, tem como objetivo geral analisar em que medida as propostas pedagógicas de Cursos de Engenharia de uma Instituição de Ensino Superior Estadual, articulam-se ao imediatismo dos interesses mercadológicos instituídos no contexto da reestruturação produtiva do capital. Para tanto, metodologicamente, trata-se de um estudo inspirado nos princípios do Materialismo Histórico-Dialético, de caráter exploratório, ancorado na abordagem qualitativa e que utiliza a pesquisa bibliográfica e a documental, cujo corpus é constituído dos seguintes documentos: orientações gerais para as diretrizes dos cursos de graduação, Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Engenharia. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)/Projeto Pedagógico Institucional (PPI) (2018-2022) da UEAP, Projetos Pedagógicos vigentes dos Cursos de Bacharelado em Engenharia de Produção (2009), Engenharia Química (2010) e Engenharia Ambiental (2011) da UEAP. Para a análise das informações obtidas é empregada a técnica da Análise Dialógica do Discurso (ADD) e as contribuições do pensamento bakhtiniano. A partir da compreensão do trabalho como o princípio que orienta, ao longo da história, os processos de produção material da vida humana bem como os processos educacionais/formativos, as reflexões iniciais permitem constatar que o processo de reconfiguração da Educação Superior e das universidades é regido pelo contexto da reestruturação produtiva, no qual prevalece a lógica econômica e a manutenção dos interesses do capital. Infere-se ainda que, historicamente, a formação do engenheiro também é atravessada por múltiplas determinações políticas e econômicas, subordinando-se as demandas do modo de produção vigente. No que concerne às Diretrizes Curriculares Nacionais voltadas para os cursos de Engenharia, estas corroboram para a consolidação da hegemonia neoliberal, na medida em que promovem desenhos curriculares articulados com a sustentação da esfera produtiva capitalista, preconizando a valorização do conhecimento técnico e corroborando para a formação de um trabalhador cada vez mais explorado e preparado para adaptar-se a novas situações. Por seu turno, um cotejamento da formação do engenheiro na Universidade do Estado do Amapá permite afirmar que os achados da pesquisa apontam que a formação do engenheiro na UEAP está em grande medida articulada a uma formação mercadológica, ou seja, para o atendimento das imediaticidades das demandas no mundo produtivo, mas apresentam alguns aspectos relevantes que remetem a questão da formação humana
Abstract: The theme of this research is the formative project of the Engineering courses facing the perspective of human formation as a possibility of overcoming the market bias. It has as object of study the initial formation of the engineer. In this sense, it has as general objective to analyze the extent to which the pedagogical proposals of Engineering Courses of a State Higher Education Institution are articulated to the immediacy of the market interests instituted in the context of the productive restructuring of capital. For this, methodologically, it is a study inspired by the principles of Dialectical and Historical Materialism, of exploratory character, anchored in the qualitative approach and that uses the bibliographical and documentary research, whose corpus is constituted by the following documents: general orientations for the guidelines of the undergraduate courses, National Curricular Guidelines of the undergraduate courses in Engineering. Institutional Development Plan (PDI) / Institutional Pedagogical Project (PPI) (UEP) (2018-2022), current pedagogical projects of the Bachelor's Degree in Production Engineering (2009), Chemical Engineering (2010) and Environmental Engineering (2011) at UEAP. For the analysis of the information obtained, the technique of Dialogic Discourse Analysis (ADD) and the contributions of the Bakhtinian thought are used. From the understanding of work as the guiding principle, throughout history, the processes of material production of human life as well as the educational/formative processes, the initial reflections allow us to verify that the process of reconfiguration of Higher Education and of universities is governed by the context of productive restructuring, in which economic logic and the maintenance of the interests of capital prevail. It is also inferred that, historically, the formation of the engineer is also crossed by multiple political and economic determinations, subordinating the demands of the current mode of production. With regard to the National Curricular Guidelines for engineering courses, these corroborate the consolidation of neoliberal hegemony, insofar as they promote curricular designs articulated with the support of the capitalist productive sphere, advocating the valorization of technical knowledge and corroborating the formation of a worker increasingly exploited and prepared to adapt to new situations. On the other hand, a comparison of the training of the engineer at the State University of Amapá makes it possible to state that the research findings point out that the training of the engineer at UEAP is largely linked to a market formation, that is, to attend to the immediacy of the demands in the productive world, but they present some relevant aspects that refer to the question of human formation
Palavras-chave: Reestruturação produtiva
Formação de engenheiros
Formação mercadológica
Formação humana
Área do conhecimento: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED

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