Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/578
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Bruno Coutinho dos-
dc.creatorPEREIRA, Luciane Souza-
dc.date.accessioned2020-04-20T18:26:10Z-
dc.date.available2020-04-20T18:26:10Z-
dc.date.issued06-07-2018-
dc.identifier.citationSANTOS, Bruno Coutinho dos; PEREIRA, Luciane Souza. Experimentações com teatro dialético: Estratégias de fortalecimento do pensamento crítico reflexivo na sala de aula e em espaços comunitários em Macapá. Orientador: José Flávio Gonçalves da Fonseca. 2018. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2018. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/578. Acesso em:.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/578-
dc.description.abstractThis research aimed at experimenting through the dialectical theater in the classroom and community spaces of the city of Macapá - AP, from some models of action developed by the Playwright and German director Bertolt Brecht, as well as from another text, not necessarily of the author, but also elements were identified that is closer of these author’s models of action. For the realization of this investigation was adopted as methodological strategy, the qualitative research, having as support: observation, photographic records, protocols (reports of evaluation and diagnostic character) of the experiments dialectics. From the analysis of the experiments carried out, we were able to reflect on pedagogical propositions related to the teaching of theater and the process of learning, facing the reality of schools and the community of Macapá, which urgently needs educational actions that enable the awakening of the critical and reflexive sense of the subjects involvedpt_BR
dc.publisherUNIFAP - Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectTeatro experimental – Macapá (AP)pt_BR
dc.subjectTeatro experimental – Crítico-reflexivopt_BR
dc.subjectTeatro na educaçãopt_BR
dc.titleExperimentações com teatro dialético: Estratégias de fortalecimento do pensamento crítico reflexivo na sala de aula e em espaços comunitários em Macapápt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0955112450583741-
dc.contributor.advisor1FONSECA, José Flávio Gonçalves da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0944302482820547-
dc.description.resumoEsta pesquisa objetivou a experimentação por meio do teatro dialético na sala de aula e espaços comunitários da cidade de Macapá-AP, a partir de alguns modelos de ação oriundos do arcabouço de Peças Didáticas do dramaturgo e diretor alemão Bertolt Brecht, bem como de outro texto, não necessariamente do autor, mas que também foram identificados elementos que o aproxima desses modelos de ação brechtnianos. Para a realização desta investigação foi adotada como estratégia metodológica, a pesquisa qualitativa, tendo como suporte: observação, registros fotográficos e protocolos (relatos de caráter avaliativo e diagnóstico) dos experimentos dialéticos. A partir da análise das experimentações realizadas, pudemos refletir sobre proposições pedagógicas relativas ao ensino do teatro e ao seu aprendizado, frente à realidade das escolas e da comunidade macapaense que necessita urgentemente de ações educacionais que possibilitem o despertar do senso crítico e reflexivo dos sujeitos envolvidospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7631-2607-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ExperimentacoesTeatroDialetico.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons