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Título: Comércio justo e gênero: uma abordagem sobre o papel da mulher no comércio internacional
Autores: COSTA, Celina Andriely Machado da
Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/0441707968800798
Orientador: MAFFRA, Lourrene de Cássia Alexandre
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/6347888396818955
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: COSTA, Celina Andriely Machado da. Comércio justo e gênero: uma abordagem sobre o papel da mulher no comércio internacional. Orientadora: Lourrene de Cássia Alexandre Maffra. 2017. 113 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) – Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2017. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/621. Acesso em:.
Resumo: O Comércio Justo como estratégia de desenvolvimento conta dentre seus critérios de certificação, com o princípio de igualdade entre homens e mulheres. Entre os pontos fortes para a realização deste preceito estão a organização das mulheres como base do processo, a consciência de igualdade de gênero, o acesso aos recursos produtivos e a identificação das mulheres com os assuntos econômicos. Buscamos através dos enunciados deste trabalho oferecer uma visão teórica e atualizada da incorporação da perspectiva de gênero no domínio do comércio internacional. Nesse sentido, é necessário pautar-se em uma visão feminista para distinguir os conceitos de comércio internacional no âmbito tradicional e alternativo. A pesquisa se alinha em acordo com os parâmetros de gênero para gradualmente introduzir as preocupações do debate sociológico, político e econômico acerca do papel da mulher no Comércio Justo. O trabalho aqui apresentado é uma análise preliminar e geral que tem como objetivo a colaboração no posterior desenvolvimento de estudos de gênero e consumo
Abstract: The Fair Trade as a development strategy counts among its certification criteria, with the principle of equality between men and women. Among the strengths to realize this criterion are the organization of women as a basis for their development, awareness of gender equality, access to resources and identification of women with economic issues. The work is a preliminary and general investigation that aims to collaborate in the subsequent development of studies of gender and consumption. We seek through the statements of this work, to offer a theoretical and updated view of the incorporation of the gender perspective in the field of commerce. In this sense, it’s necessary to be guided by a feminist vision to distinguish the concepts of international trade in the traditional and alternative scope. Research is aligned according to gender criteria to gradually introduce the concerns of sociological, political and economic debate about the role of women in Fair Trade
Palavras-chave: Comércio
Gênero
Relações internacionais
Economia
Área do conhecimento: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICA INTERNACIONAL
Editor: UNIFAP - Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
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