Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/712
Title: Revisitando estudos sobre a inteligência emocional no âmbito do secretariado: contribuições para uma prática profissional
metadata.dc.creator: NONATO, Bianca Teixeira
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUZA, Eduardo César Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/8148713042912693
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citation: NONATO, Bianca Teixeira. Revisitando estudos sobre a inteligência emocional no âmbito do secretariado: contribuições para uma prática profissional. Orientador: Eduardo César Pereira Souza. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Secretariado) - Departamento de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/712. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A Inteligência Emocional, doravante (IE), tornou-se o ingrediente principal de diversos estudos das áreas de Psicologia, Administração, Medicina, Enfermagem, Direito, Educação Física, e, também, no campo do Secretariado, pela necessidade de os profissionais se enquadrarem na necessidade latente das organizações por colaboradores inteligentes emocionalmente. Alguns dos motivadores para a construção desse cenário podem ser nomeados como dificuldades para trabalhar sob pressão, cobrança por resultados cada vez mais rápidos, além de sobrecarga de trabalho, dentre outros. Assim sendo, é importante que os trabalhadores tenham/desenvolvam a IE para poder lidar com as diversas situações de emoção que ocorrem durante a realização das atividades laborais, assim como criem um ambiente de trabalho saudável para colegas, chefia e até mesmo os clientes, já que é preciso ir muito além de preservar seu bem-estar físico e mental. Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre a IE no âmbito do secretariado, destacando-se quais são as principais contribuições desses estudos para a prática profissional do secretário. No que diz respeito aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e bibliográfica. Por meio da pesquisa bibliográfica foi possível mapear diversos trabalhos sobre a IE no contexto secretarial e descobrir que não é um tema tão novo como parece, já que o primeiro trabalho sobre a temática foi desenvolvido há 14 anos (BORGES; REIS; GOMES, 2006). Em contrapartida, o estudo permitiu descobrir que este tema tem se tornado cada vez mais frequente nos estudos da área secretarial, suscitando, desse modo, a importância de discussões inovadoras sobre o assunto.
Keywords: Inteligência emocional - Secretariado
Secretário executivo - Revisão bibliográfica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ:: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Publisher: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: Via SIPAC
Appears in Collections:Tecnologia em Secretariado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_RevisitandoEstudosInteligencia.pdf298,66 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons