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Title: Arquitetura inclusiva: proposta do novo espaço para o centro de apoio pedagógico do deficiente visual em Macapá-AP
metadata.dc.creator: COSTA, Paula Renata de Jesus
metadata.dc.contributor.advisor1: COELHO, André de Barros
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/7977730817659932
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citation: COSTA, Paula Renata de Jesus. Arquitetura inclusiva: proposta do novo espaço para o centro de apoio pedagógico do deficiente visual em Macapá-AP. Orientadora: André de Barros Coelho. 2021. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/726. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Por meio de observação e sensibilidade pessoal das necessidades de estrutura e espaços intuitivos de integração e inclusão dos deficientes visuais permitiram desenvolver este trabalho visando minimizar as dificuldades enfrentadas pelas crianças, jovens e adultos, melhorando o aspecto de aprendizagem e sua integração ao ambiente educacional e social. O objetivo do trabalho é apresentar proposta para a nova sede do Centro de Apoio Pedagógico do Deficiente Visual (CAP-AP) de forma a respeitar as necessidades especiais de acessibilidade, apresentando uma reordenação espacial que integre os espaços para suprir as necessidades dos deficientes visuais, promovam o desenvolvimento pedagógico e intelectual do aluno, buscando o resultado satisfatório no fortalecimento e aprimoramento das habilidades que podem ser potencializadas por meio do espaço construído. A disponibilização de uma estrutura adequada às necessidades especiais possibilita um ambiente saudável e propício de ensino-aprendizado e permite ao aluno com deficiência se sentir confortável e estimulado a interagir socialmente e pedagogicamente.
Abstract: Through observation and personal sensitivity to the needs of structure and spaces, the resources for the integration and inclusion of the visually impaired make it possible to develop this work, reducing them as difficulties faced by children, young people and adults, improving the aspect of learning and their integration with educational and social environment. The purpose of the screening is presented to a new headquarters of the Visually Deficient Pedagogical Support Center (CAP-AP) in order to respect the special needs of accessibility, exhibiting a spatial reordering that integrates the spaces to supply the following for the visually impaired, promoting the pedagogical and intellectual development of the student, seeking a satisfactory result in the strengthening and improvement of skills that can be enhanced by the means of the built space. The provision of a structure suitable for special needs allows a healthy and conducive environment for teaching and learning and allows students with difficulties to feel comfortable and encouraged to interact socially and pedagogically.
Keywords: Arquitetura inclusiva
Centro de apoio - deficiente visual
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ:: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Publisher: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: Via SIPAC
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