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Title: Proj-o-poly: um jogo para o ensino de gerenciamento de projetos em disciplinas de engenharia de software
metadata.dc.creator: SANTOS, Carlos Eduardo Brito da Silva dos
metadata.dc.contributor.advisor1: FURTADO, Júlio Cezar Costa
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/9175382702970383
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citation: SANTOS, Carlos Eduardo Brito da Silva dos. Proj-o-poly: um jogo para o ensino de gerenciamento de projetos em disciplinas de engenharia de software. Orientador: Júlio Cezar Costa Furtado. 2020. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2020. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/731. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O Gerenciamento de Projetos se propõe a aplicar conhecimentos e técnicas no andamento do projeto, a fim de cumprir seus requisitos. Sabendo-se da relevância do Gerenciamento de Projetos na engenharia de software, e consequentemente no desenvolvimento de software, é de suma importância que o ensino de tal área no meio acadêmico seja eficiente. Em geral, essas áreas são ensinadas na academia de forma tradicional, teórica e centradas no professor. Dessa forma, causando nos acadêmicos a sensação de que tais áreas são chatas e monótonas; e acarretando assim na pouca assimilação desses conteúdos. Já a indústria de desenvolvimento de software, aponta que a maioria dos projetos de software não são entregues no prazo ou dentro do orçamento. No contexto do ensino do Gerenciamento dos Projetos em sala de aula, os jogos podem ser uma importante ferramenta para a complementação do aprendizado dos alunos. Jogos possuem a característica lúdica, o que faz com que os alunos se divirtam enquanto aprendem. Partindo dessas premissas, o presente trabalho tem como objetivo a criação de um jogo de tabuleiro que sirva como material de apoio a disciplina de Gerenciamento de Projetos, apoiando-se nas recomendações do Guia PMBOK (Project Management Body of Knowledge). O jogo será aplicado a alunos que estejam cursando a disciplina de Engenharia de Software e será avaliado através de questionários.
Abstract: Project Management aims to apply knowledge and techniques to the project progress in order to meet its requirements. Knowing the relevance of Project Management in software engineering, and consequently in software development, it is of utmost importance that the teaching of such area in the academic environment is efficient. In general, these areas are taught in academia in a traditional, theoretical and teacher-centered manner. In this way, it gives scholars the feeling that such areas are boring and monotonous; and thus resulting in little assimilation of these contents. Already the software development industry, points out that most software projects are not delivered on time or within budget. In the context of teaching Project Management in the classroom, games can be an important tool for complementing student learning. Games have the playfulness, which makes students have fun while learning. Based on these assumptions, this paper aims to create a board game that will serve as support material for the Project Management discipline, based on the recommendations of the PMBOK Guide (Project Management Body of Knowledge). The game will be applied to students who are studying the Software Engineering discipline and will be evaluated through quizzes.
Keywords: Engenharia de software
Gerenciamento de projetos - software
Jogos - aprendizado
Jogos de tabuleiro
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ:: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Publisher: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: Via SIPAC
Appears in Collections:Ciência da Computação

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