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Título: O custo da educação superior para estudantes dos cursos de medicina e artes visuais da Universidade Federal do Amapá
Autores: CASTRO, Alessandra da Silva
Orientador: NOVAIS, Valéria Silva de Moraes
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/6595236046950756
Tipo de Documento: Dissertação
Citação: CASTRO, Alessandra da Silva. O custo da educação superior para estudantes dos cursos de medicina e artes visuais da Universidade Federal do Amapá. Orientadora: Valéria Silva de Moraes Novais. 2021. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/859. Acesso em:.
Resumo: Sendo a universidade como Humboldt a descreveu dividida basicamente em duas tarefas: De um lado, promoção do desenvolvimento máximo da ciência, de outro, produção do conteúdo responsável pela formação intelectual e moral” da nação (p. 79), fica evidente que um espaço tão importante e tão transformador tal qual a universidade é; torna-se fulcral que a mesma não se constitua em um espaço acessado somente por uma parcela privilegiada dos estratos sociais, mas sim oportunize estudantes com menos recursos financeiros a dela fazerem parte também. Para tanto a presente investigação visou abordar a relevância de políticas e programas que se constituem em importantes ferramentas de inclusão e permanência e que atuam como agentes transformadores de vida daqueles que mais precisam. Como objetivo geral, a pesquisa analisou os custos da educação superior e custos de vida para estudantes dos cursos de Medicina e Artes Visuais da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, considerando suas diferentes condições sociais. Partimos da ideia de que, embora esteja em uma universidade pública, os acadêmicos arcam com despesas necessárias para se manter no curso, entretanto, diferentes contextos socioeconômicos compõem o espaço universitário e grande parcela dos estudantes necessitam de assistência para que possam permanecer e concluir seu curso de graduação, por essa razão é necessário compreender o perfil socioeconômico e os custos de vida e de educação dos estudantes, considerando as especificidades de cada curso e do contexto amapaense. Para o alcance dos objetivos, a investigação fundamentou-se na abordagem quali-quantitativa, cujo tipo de pesquisa foi o estudo de caso. O percurso metodológico se desdobrou em três etapas, sendo que na primeira realizou-se levantamento bibliográfico, a segunda etapa foi a coleta de dados, por meio de dois instrumentos: aplicação de questionários aos estudantes regularmente matriculados dos cursos de Medicina e Artes Visuais e, entrevistas semiestruturadas com o coordenador de cada curso e com a Pro Reitoria de Extensão e Ações comunitárias (PROEAC), optou-se por cursos com características distintas quanto ao custo de educação. A terceira etapa consistiu na sistematização e a análise dos dados utilizando-se a técnica da análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que muitos avanços se fazem necessários para uma compreensão ampliada de democratização da educação superior, pois apesar do quantitativo de estudantes de baixa renda ter se ampliado nas universidades brasileiras e na UNIFAP nos últimos anos, diferentes condições necessitam ser criadas para garantir a permanência dos estudantes, uma vez que o perfil socioeconômico predominante entre os discentes de ambos os cursos é de baixa renda. Pois como a pesquisa nos evidenciou, a renda familiar para a maioria dos acadêmicos de medicina, 56,25% deles, se constituem em até um salário mínimo e meio; e para os acadêmicos de artes esse percentual se mostrou maior ainda, pois para 80% destes discentes, sua renda familiar chega no máximo a um mil e quinhentos reais; eles ainda se configuraram como a maioria, entre os pesquisados, que dizem viver sem rendimentos; e quanto a escolaridade dos pais do acadêmicos de ambos os cursos, os pais dos alunos de medicina apresentaram maior nível de estudo e qualificação, bem como são detentores de uma maior quantidade de bens de consumo, quais sejam: cartões, internet e carro, se comparados aos alunos de artes. Custos foram evidenciados para os alunos de ambas as graduações, e como relatado pelo próprio coordenador do curso de artes, há gastos simples que alguns alunos dessa própria graduação não conseguem arcar.
Abstract: As the university as Humboldt described it basically divided into two tasks: On the one hand, promoting the maximum development of science, on the other, producing the content responsible for the intellectual and moral formation” of the nation (p. 79), it is evident that a space as important and as transformative as the university is; it becomes crucial that it does not constitute a space accessed only by a privileged portion of the social strata, but that it provides opportunities for students with less financial resources to be part of it as well. Therefore, the present investigation aimed to address the relevance of policies and programs that constitute important tools for inclusion and permanence and that act as transforming agents in the lives of those who need it most. As a general objective, the research analyzed the costs of higher education and living costs for students of Medicine and Visual Arts courses at the Federal University of Amapá - UNIFAP, considering their different social conditions. We start from the idea that, although they are in a public university, academics bear the necessary expenses to stay in the course, however, different socioeconomic contexts make up the university space and a large portion of students need assistance so that they can stay and complete their course. For this reason, it is necessary to understand the socioeconomic profile and the costs of living and education of students, considering the specificities of each course and the context of Amapá. To reach the objectives, the investigation was based on the qualitative-quantitative approach, whose type of research was the case study. The methodological course was divided into three stages, the first of which was a bibliographic survey, the second stage was data collection, through two instruments: application of questionnaires to students regularly enrolled in the Medicine and Visual Arts courses and, semi-structured interviews with the coordinator of each course and with the Pro-Rectory of Extension and Community Actions (PROEAC), courses with different characteristics regarding the cost of education were chosen. The third stage consisted in the systematization and analysis of data using the technique of content analysis. The results show that many advances are necessary for a broader understanding of the democratization of higher education, because despite the number of low-income students having increased in Brazilian universities and UNIFAP in recent years, different conditions need to be created to guarantee their permanence. of students, since the predominant socioeconomic profile among students of both courses is low-income. As the research showed us, the family income for most medical students, 56.25% of them, is up to a minimum wage and a half; and for the academics of the arts, this percentage was even higher, because for 80% of these students, their family income reaches a maximum of one thousand five hundred reais; they are still configured as the majority, among those surveyed, who say they live without income; and regarding the education of the parents of the students of both courses, the parents of the medical students had a higher level of study and qualification, as well as having a greater amount of consumer goods, whatever they are/; cards, internet and car compared to art students. Costs were evidenced for students of both graduations, and as reported by the coordinator of the arts course, there are simple expenses that some students of this graduation cannot afford.
Palavras-chave: Educação superior - acesso
Educação superior - permanência
Educação superior - assistência estudantil
Educação superior - custo
Área do conhecimento: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: Via SIPAC
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED

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