Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/860
Título: Ser mulher e filósofa: narrativas de superação da supremacia masculina na filosofia
Autores: OLIVEIRA, Ana Karem Brito
Orientador: PEREIRA, Alexandre Adalberto
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/4232386051172176
Tipo de Documento: Dissertação
Citação: OLIVEIRA, Ana Karem Brito. Ser mulher e filósofa: narrativas de superação da supremacia masculina na filosofia. Orientador: Alexandre Adalberto Pereira. 2020. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2020. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/860. Acesso em:.
Resumo: Esta pesquisa pretende refletir acerca da relação entre ser mulher e filósofa, partindo do questionamento do lugar da mulher na Filosofia e das razões históricas que invizibilizaram estas mulheres pensadoras. Com base na problemática de como a compreensão de ser mulher – presente nas narrativas das professoras de Filosofia das instituições públicas de Ensino Superior – , contribui, nas dimensões ontológica (ser), epistemológica (saber) e política (poder) para a superação da supremacia masculina na Filosofia, o objetivo geral desta pesquisa visa a compreender como as reflexões sobre ser mulher, nas narrativas das professoras de Filosofia, pode contribuir, no âmbito ontológico, epistemológico e político, para a superação da supremacia masculina na Filosofia, à qual se configura uma herança advinda de uma sociedade androcêntrica, centrada no homem, que retirou as mulheres dos muitos espaços, incluindo a própria Filosofia. De maneira específica, busca-se analisar como se deu a construção do ser mulher, historicamente, pelo viés colonial/patriarcal, também, ansiando entender como os processos de colonialidade do poder, ser e saber influenciaram a história da Filosofia e contribuíram para a invisibilidade das mulheres neste campo de conhecimento. Também, esta pesquisa objetiva contribuir, por meio das narrativas das professoras, para a superação da supremacia masculina na Filosofia, nas dimensões ontológica (ser), epistemológica (saber) e política (poder), e à representatividade do ser mulher e filósofa. É uma pesquisa do tipo qualitativa, que fará uso da entrevista narrativa como instrumento de coleta de dados, e da hermenêutica filosófica para a análise e tratamento das informações coletadas.
Abstract: This research intends to reflect on the relationship between being a woman and a philosopher, starting from the questioning of women’s place in philosophy and the historical reasons that made it impossible for these thinking women. Based on the issue of how the understanding of being a woman, present in the narratives of philosophy professors from public Higher Education institutions, contributes, in the ontological (being), epistemological (knowledge) and political (power) dimensions, to overcome male supremacy in philosophy, the general objective of this research aims to understand how reflections about being a woman, in the narratives of philosophy professors, can contribute, in the ontological, epistemological and political spheres, to overcome male supremacy in philosophy, which is configured as a heritage from an androcentric society, centered on the man, and which took women out from many spaces, including philosophy itself. Specifically, it seeks to analyze how the construction of being a woman happened, historically, through the colonial / patriarchal bias, also, longing for understanding how the processes of coloniality of power, being and knowing influenced the history of philosophy and contributed to the invisibility of women in this knowledge field. In addition, this research aims to contribute, through the professors' narratives, to the overcoming of male supremacy in philosophy, in the ontological (being), epistemological (knowing) and political (power) dimensions, and to the representativeness of being a woman and a philosopher. It is a qualitative research, which will use the narrative interview as an instrument of data collection, and philosophical hermeneutics for the analysis and treatment of the collected information.
Palavras-chave: Filosofia - mulher
Mulheres pensadoras
Filosofia - professoras
Mulher - história
Invisibilidade feminina
Empoderamento feminino
Mulheres filósofas
Área do conhecimento: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: Via SIPAC
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_SerMulherFilosofa.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons