Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/870
Título: Desafios e possibilidades da ludicidade no ambiente hospitalar: análise da produção científica sobre pedagogia hospitalar em Programas de Pós-Graduação
Autores: VULCÃO, Fredson Costa
Orientador: ALBERTO, Álvaro Adolfo Duarte
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/2887769567729209
Tipo de Documento: Dissertação
Citação: VULCÃO, Fredson Costa. Desafios e possibilidades da ludicidade no ambiente hospitalar: análise da produção científica sobre pedagogia hospitalar em Programas de Pós-Graduação no Brasil (2008-2019). Orientador: Álvaro Adolfo Duarte Alberto. 2022. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/870. Acesso em:.
Resumo: É possível reconhecer que crianças, em espaços não escolares como o ambiente hospitalar, podem realizar diversas atividades independente de sua enfermidade como as ações educativas mediante a utilização da ludicidade. A partir da modalidade produção do conhecimento este estudo teve como objetivo conhecer os desafios e possibilidades que os profissionais da educação enfrentam para realizar atividades lúdicas no ambiente hospitalar. Trata-se de um estudo de natureza exploratória e descritiva por meio de abordagem qualitativa. Os procedimentos metodológicos seguiram o caminho da pesquisa do tipo bibliográfica no contexto da produção do conhecimento tendo como técnica de tratamento dos resultados a análise de conteúdo. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico de teses e dissertações defendidas no Brasil, no período de 2008 a 2019, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e na base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Como resultado para a conformação do corpus bibliográfico para o estudo, foram selecionados 32 estudos, sendo 8 teses e 24 dissertações. A partir da análise de conteúdo, emergiram no primeiro momento 3 subcategorias temáticas e posteriormente 6 subtemas inferidos no estudo e interpretação das teses e dissertações. Os resultados indicaram que o tema da Pedagogia Hospitalar numa perspectiva da ludicidade é pouco abordado na produção científica veiculada nas teses e dissertações. Constatou-se disparidade na produção do conhecimento quanto às regiões geográficas, predominado a região Sudeste com o maior quantitativo de teses e dissertações. As atividades lúdicas e suas repercussões apontaram para as ludicidades não apenas como diversão, mas no desenvolvimento das potencialidades da criança/adolescente no ambiente hospitalar. Os desafios para a ludicidade no ambiente hospitalar revelaram uma correlação ente os entraves estruturais e o domínio técnico de competências, habilidades e saberes indispensáveis na efetivação das atividades lúdico-terapêuticas. E as possibilidades de superação dos desafios apontados para a efetivação da ludicidade na prática pedagógica no ambiente hospitalar enfatizam que os diferentes saberes, por parte dos profissionais da educação, devem extrapolar as competências técnicas da formação, incorporando também suas trajetórias de vida, crenças e valores. Sugere-se, portanto, continuidade de estudos com esta temática, que privilegiem caminhos metodológicos capazes de favorecer estudos mais sistemáticos.
Abstract: It is possible to recognize that children, in non-school spaces such as the hospital environment, can perform various activities regardless of their illness, such as educational actions through the use of playfulness. From the knowledge production modality, this study aimed to know the challenges and possibilities that education professionals face to carry out recreational activities in the hospital environment. This is an exploratory and descriptive study using a qualitative approach. The methodological procedures followed the path of bibliographic research in the context of knowledge production, using content analysis as a technique for treating the results. To this end, a bibliographic survey of theses and dissertations defended in Brazil was carried out, from 2008 to 2019, in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations and in the database of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel. As a result, for the conformation of the bibliographic corpus for the study, 32 studies were selected, being 8 theses and 24 dissertations. From the content analysis, 3 thematic subcategories emerged at first and later 6 subthemes inferred in the study and interpretation of theses and dissertations. The results indicated that the theme of Hospital Pedagogy from a ludic perspective is rarely addressed in the scientific production published in theses and dissertations. There was a disparity in the production of knowledge regarding geographic regions, with the Southeast region predominating with the largest number of theses and dissertations. The playful activities and their repercussions pointed to playfulness not only as fun, but in the development of the child/adolescent's potential in the hospital environment. The challenges for playfulness in the hospital environment revealed a correlation between the structural obstacles and the technical mastery of skills, abilities and knowledge that are essential for carrying out playful-therapeutic activities. And the possibilities of overcoming the challenges pointed out for the effectiveness of playfulness in the pedagogical practice in the hospital environment emphasize that the different knowledge, on the part of education professionals, must go beyond the technical skills of training, also incorporating their life trajectories, beliefs, and values. Therefore, it is suggested to continue studies with this theme, which favor methodological paths capable of favoring more systematic studies.
Palavras-chave: Pedagogia Hospitalar
Ambiente hospitalar - atividades lúdicas
Ambiente hospitalar - ludicidade
Educação hospitalar
Área do conhecimento: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: Via SIPAC
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_DesafiosPossibilidadesLudicidade.pdf972,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.