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dc.creatorPÁDUA, Maria de Barros da Trindade-
dc.date.accessioned2022-05-31T11:58:56Z-
dc.date.available2022-05-31T11:58:56Z-
dc.date.issued23-10-2020-
dc.identifier.citationPÁDUA, Maria de Barros da Trindade. Trabalho docente na reforma do ensino médio amapaense (2016-2019). Orientador: André Rodrigues Guimarães. 2020. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2020. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/884. Acesso em:.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/884-
dc.publisherUNIFAP – Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.sourceVia SIPACpt_BR
dc.subjectEducação - tempo integralpt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectTrabalho docente - ensino médiopt_BR
dc.subjectDocente - condições de trabalhopt_BR
dc.titleTrabalho docente na reforma do ensino médio amapaense (2016-2019)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dcterms.publisherUNIFAP - Universidade Federal do Amapápt_br
dcterms.typeDissertaçãopt_br
dc.contributor.advisor1GUIMARÃES, André Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0146898361391391-
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é analisar as Condições de Trabalho Docente no contexto da Reforma do Ensino Médio na Educação Amapaense, a partir da Lei n. 13.415/2017. Particularmente, elegemos como categorias centrais a precarização, a intensificação e as condições de trabalho. Os fundamentos teórico-metodológicos desta investigação estão pautados no Materialismo Histórico-Dialético dos postulados de Marx, tendo como principais categorias de análise: historicidade, mediação, totalidade e a contradição. Seguindo as etapas metodológicas, o estudo de domínio da pesquisa social, direcionou-se a uma pesquisa de campo de natureza exploratória, dividida em cinco etapas: 1) levantamento e estudo bibliográfico; 2) coleta e análise documental; 3) aplicação do questionário aos docentes; 4) entrevistas aos docentes selecionados a partir das respostas dos questionários; 5) análise dos dados coletados. Os resultados indicam mudanças e implicações significativas que recaíram no trabalho docente, de forma geradora de diversos problemas. Concluímos que, o processo de implementação do novo Ensino Médio sem um debate democrático, implica para o trabalho docente em precarização, intensificação e insatisfação profissional.pt_BR
dc.description.resumeL’objectif de cette étude est d’analyser les conditions de travail des enseignants dans le contexte de la réforme de l’enseignement secondaire de l’Amapaense, à partir de la loi n. 13.415/2017. En particulier, nous choisissons comme catégories centrales la précarisation, l’intensification et les conditions de travail. Les fondements théorico-méthodologiques de cette recherche sont guidés par le matérialisme historico-dialectique des postulats de Marx, avec comme principales catégories d’analyse : historicité, médiation, totalité et contradiction.Suivant les étapes méthodologiques, l’étude de domaine de la recherche sociale s’est orientée vers une recherche de terrain de nature exploratoire, divisée en cinq étapes : 1) la recherche bibliographique et l’étude; 2) la collecte et l’analyse documentaire; 3) l’application du questionnaire aux enseignants; 4) des entretiens avec les enseignants sélectionnés à partir des réponses aux questionnaires; 5) l’analyse des données recueillies. Les résultats indiquent des changements et des implications considérables pour le travail enseignant, qui ont engendré plusieurs problèmes. Nous avons conclu que le processus de mise en oeuvre du nouvel enseignement secondaire sans débat démocratique implique pour le travail enseignant dans la précarisation, l’intensification et l’insatisfaction professionnelle.-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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