Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/913
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCAVALCANTE, Alda Gomes-
dc.creatorLOPES, Railene Daniele Santos-
dc.creatorMENDES, Valdeci Medeiros-
dc.date.accessioned2022-06-07T16:10:19Z-
dc.date.available2022-06-07T16:10:19Z-
dc.date.issued27-05-2011-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Alda Gomes; LOPES, Railene Daniele Santos; MENDES, Valdeci Medeiros. Os resultados do pró – letramento na prática docente em duas escolas da rede pública do município de Santana - AP. Orientadora: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes. 2011. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2011. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/913. Acesso em:.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/913-
dc.description.abstractThis study investigates the outcome of the Pro-Literacy teaching in two schools of the Public municipality Santana. The research focuses on data generated in the course conducted by the MEC, in partnership with universities and institutions that comprise the National Network of Continuing Education, with the accession states and municipalities. To this end, we carried out a bibliographic review on the subject, which sought to verify the historical process of continuous education, public policy and its projection in the news, as well as a major component that handles the travel, that is, the Literacy. In order to consolidate the subject, an investigation was conducted in two schools with 10 teachers who attended the course, as with the qualitative method approach within a perspective of ethnographic analysis. By having the data analyzed, it was found that during the course of the program, there was a significant uptake by teachers, whereas after the course, the results obtained in the Pro-Literacy focused heavily on teacher's daily practice, confirming that this program called the mother tongue teaching in the early grades of the schools surveyed. The results also point to the need for a more articulated system of continuing education that does not have a compensatory character in relation to initial teacher training, but that will allow for a continuous space of reflection and knowledge construction in teacher professional context.pt_BR
dc.publisherUNIFAP – Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectDocente - Formação continuadapt_BR
dc.subjectProfessor - educação continuadapt_BR
dc.subjectEducador - letramentopt_BR
dc.subjectEscolas públicas - Santana (AP)pt_BR
dc.titleOs resultados do pró – letramento na prática docente em duas escolas da rede pública do município de Santana - APpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1MENDES, Adelma das Neves Nunes Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9888614392602464-
dc.description.resumoEste trabalho investiga o resultado do Pró-Letramento na prática docente em duas escolas da Rede Pública do município de Santana. A pesquisa enfoca dados gerados no curso realizado pelo MEC, em parceria com universidades e instituições que integram a Rede Nacional de Formação Continuada, com adesão dos Estados e Municípios. Para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico acerca da temática, em que se buscou verificar o processo histórico da formação continuada, as políticas públicas e sua projeção na atualidade, assim como um dos principais elementos de que trata o curso, isto é, o Letramento. Com a finalidade de consolidar o tema, foi realizada uma investigação em duas escolas, com 10 professores que participaram do curso, tendo como abordagem o método qualitativo dentro de uma perspectiva de análise etnográfica. De posse dos dados analisados, constatou-se que durante a realização do programa, houve uma significativa assimilação por parte dos docentes, visto que após o curso, os resultados obtidos no Pró-Letramento incidiram fortemente na prática diária do educador, confirmando que esse Programa qualificou o ensino de língua materna nas séries iniciais das escolas pesquisadas. Os resultados também apontam para a necessidade de um sistema mais articulado de formação continuada que não tenha um caráter compensatório em relação à formação inicial do professor, mas que possibilite de forma contínua um espaço de reflexão e construção do conhecimento no contexto profissional docente.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Letras - Português / Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ResultadosProLetramento.pdf2,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons