Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/917
Título: O cortiço: possibilidades de leitura em sala de aula do Ensino Médio
Autores: SOARES, Débora de Brito
LAZAMÉ, Evelen Brasil
Orientador: NASCIMENTO, Regina Lúcia da Silva
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/5830087042405480
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: SOARES, Débora de Brito; LAZAMÉ, Evelen Brasil. O cortiço: possibilidades de leitura em sala de aula do Ensino Médio. Orientadora: Regina Lúcia da Silva Nascimento. 2015. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2015. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/917. Acesso em:.
Resumo: Esta pesquisa propõe-se a refletir acerca da importância do uso do texto literário nas aulas de literatura, baseando-se, especificamente, na obra O Cortiço, de Aluísio de Azevedo. Esta obra foi escolhida por fazer uma observação direta da realidade. Este foco de estudo teve seu despertar com a experiência das pesquisadoras na disciplina Estágio Supervisionado, na qual elas se depararam com um ensino de literatura que deixava de lado a razão de ser do estudo literário, a leitura das obras. Dessa forma, começou-se a pesquisa de campo com o acompanhamento das aulas de literatura em uma turma do 2º ano do Ensino Médio na escola estadual Augusto Antunes, situada na cidade de Santana, estado do Amapá. Utilizando-se de instrumentos de coleta de dados como: questionários, observação das aulas e intervenção com a leitura e discussão da obra O cortiço. As pesquisadoras passaram a vivenciar o uso dado a obra literária, bem como as dificuldades e necessidades de se mantê-la. Assim, a partir dos dados, realizou-se a análise das perspectivas que cercam a leitura e a reflexão literária em sala de aula. Destacando as razões para que esta prática seja sempre mantida e estabelecida como o centro das aulas de literatura e, assim, os estudantes possam apossar-se dela. Afinal, a leitura literária fomenta o referencial de vida e o conhecimento de seus leitores tornando-se imprescindível para a formação humana.
Abstract: This research aims to reflect about the importance of using literary texts in literature classes, relying, specifically, on the work The Tenement of Aluísio de Azevedo. The composition was chosen for making a direct observation of reality. This study focus had his awakening from the experience of researchers in the Supervised Internship discipline in which they came across with literature teaching that left aside the reason for being of literary study, reading the compositions. In this way, began fieldwork with the monitoring of literature classes in a class of 2nd year of high school in the state school Augusto Antunes, in the city of Santana, state of Amapá. Using data collection tools such as questionnaires, observation of classes and intervention with reading and discussion of the composition The tenement. The researchers began to experience the use made of the literary composition, as well as the difficulties and needs to maintain it. Thus, from the data, they performed the analysis of the prospects surrounding the reading and literary reflection in the classroom. Highlighting the reasons for this practice be always maintained and established as the center of literature classes. After all, the literary reading fosters the referential of life and the knowledge of their readers becoming essential for human development.
Palavras-chave: Leitor - formação
Leitura literária
Literatura - aula
Texto literário - sala de aula
Área do conhecimento: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Letras - Português / Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_CorticoPossibilidadesLeitura.pdf605,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons