Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/918
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCARDOSO, Ednilson da Silva-
dc.creatorGUIMARÃES, Francisca Vieira-
dc.creatorGONÇALVES, Gecita de Sales-
dc.date.accessioned2022-06-08T13:54:55Z-
dc.date.available2022-06-08T13:54:55Z-
dc.date.issued10-06-2017-
dc.identifier.citationCARDOSO, Ednilson da Silva; GUIMARÃES, Francisca Vieira; GONÇALVES, Gecita de Sales. Textos do Enem e as práticas leitoras na escola: pontos ou contrapontos?. Orientadora: Martha Christina Ferreira Zoni do Nascimento. 2017. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2017. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/918. Acesso em:.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/918-
dc.publisherUNIFAP – Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEnsino médio - leituraspt_BR
dc.subjectPortuguês - aulaspt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio - ENEMpt_BR
dc.subjectPráticas da leiturapt_BR
dc.titleTextos do Enem e as práticas leitoras na escola: pontos ou contrapontos?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Martha Christina Ferreira Zoni do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6080220601150647-
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo mapear e analisar as leituras que são feitas no 3º ano do Ensino Médio em duas escolas do município de Santana: escola “A” e escola “B”. A nossa pergunta de pesquisa principal consistia em saber se os textos trabalhados em sala são, em alguma medida, semelhantes aos que compõem o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).A base metodológica do nosso trabalho consistiu em estudos de Chizzotti (2006) e Hymes (1981). A pesquisa tem natureza microetnográfica e foi feita no espaço escolar. Para auxiliar a observação em sala de aula, lançamos mão das versões do ENEM dos anos 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016 a fim de se fazer um mapeamento dos principais gêneros textuais trabalhados. A fundamentação teórica se pautou em autores como Antunes (2003),Kock e Elias (2006), Maria(2002), CostaVal (1991), Cosson (2006), Leffa (2006). A análise dos dados mostrou que se atingiu os objetivos propostos da pesquisa,comprovaram-se na prática as informações coletadas, mostrando assim o comparativo dos rendimentos, o maior e o menor.pt_BR
dc.description.resumeCette article a pour objéctive de étudiè et analyser les léctures qui sont faites par le terminale des lycées de deux écoles de la ville de Santana: école “A” et école “B”. Notre question de recherche principale consiste en savoir si les textes travaillés en salle de classe se ressemblent, d’une certaine façon, avec l’examen Nacionale de l’enseignement moyen (ENEM). La base méthodologie de notre travail constitu l’étude de Chizzotti (2006) e Hymes (1981). La recherche a pour nature microethnografique elle a étè réalisé dans une ambience scolaire. Pour aider l’observation en la salle de classe, on a utilisé les versions du ENEM des annés 2012,2013,2014,2015,2016 afin de vérifier les principales genres textuels qu’on ta travaillé. Les références théoriques que nous avons utilisés ont étè fondé par les auteurs Antunes (2003) Kock e Elias (2006), Maria (2002), CostaVal (1991), Cosson (2006), Leffa (2006). L’analyse du résultat a démontré qu’on a réussi nos objectifs de la recherche, on a prouvé dans la pratique que les informations recueillis,démontrent les rendement, le plus et le moins.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Letras - Português / Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_TextosEnemPraticas.pdf442,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons