Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/925
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA, Jéssica Ribeiro de-
dc.creatorKOGA, Masayoshi de Jesus Guedes-
dc.date.accessioned2022-06-08T16:43:45Z-
dc.date.available2022-06-08T16:43:45Z-
dc.date.issued15-07-2016-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Jéssica Ribeiro de; KOGA, Masayoshi de Jesus Guedes. A utilização do método audiolingual na construção de uma base linguística para aprendizagem de inglês em escolas públicas. Orientador: Silvagne Vasconcelos Duarte. 2016. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Letras Inglês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2016. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/925. Acesso em:.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/925-
dc.description.abstractThe English Language teaching in public schools is a problematic matter, since it involves the concern of students, teachers, the public power, and the society as a whole. In fact, the foreign language teaching is complex by itself, considering all the different theories about language teaching and acquisition. Even if one seeks to optimize it, it’s effectiveness (or lack) permeates a cultural issue. This research-action aimed to verify the viability and effectiveness of the audiolingual theoretical assumptions in the use of the Communicative Approach to students at public schools, specifically through the analysis of the use of activities in class involving aspects of both approaches. The concern of this study has appeared from the need of an evaluation about what is feasible in class as an English teacher, considering the given conditions, looking for celerity in the learning process. This study has started considering the hypothesis that the use of the Audiolingual Method is capable of propitiate a good linguistic grounding to the learner and enhance the success of other methods or approaches used afterwards, especially the Communicative Approach. The hypothesis was confirmed during the research, for the students were able to comprehend structures and words without direct translation and with minimized use of Portuguese, while producing incipient communication about the studied subject.pt_BR
dc.publisherUNIFAP – Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - ensinopt_BR
dc.subjectEscola pública - língua inglesapt_BR
dc.subjectMétodo audiolingualpt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - aprendizagempt_BR
dc.titleA utilização do método audiolingual na construção de uma base linguística para aprendizagem de inglês em escolas públicaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1DUARTE, Silvagne Vasconcelos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8622352848949136-
dc.description.resumoO ensino da língua inglesa nas escolas públicas é uma matéria problemática, pois envolve o interesse dos alunos, do professor, do poder público e da sociedade como um todo. O fato é que o ensino de uma língua estrangeira é algo complexo por si só, haja vista todas as diferentes teorias acerca da aquisição e ensino-aprendizagem de línguas. Ainda que busque-se otimizá-lo, sua eficácia (ou falta dela) perpassa por uma questão cultural. Com esta pesquisa-ação, objetivamos verificar a viabilidade e eficácia das premissas teóricas audiolinguais para alunos do ensino público regular, especificamente através da análise da utilização de atividades em sala de aula envolvendo aspectos das duas abordagens. O interesse deste estudo surgiu da necessidade de uma avaliação do que é possível ser feito em sala de aula como professor de inglês, dadas as condições apresentadas, buscando celeridade no aprendizado. O trabalho partiu da hipótese de que a utilização do Método Audiolingual é capaz de propiciar uma boa base linguística para que outros métodos e abordagens possam ser utilizadas com mais eficiência posteriormente, especialmente a Abordagem Comunicativa. A hipótese foi confirmada no decorrer da pesquisa, pois os alunos foram capazes de compreender estruturas e vocábulos sem a tradução direta e com o uso minimizado do português, adquirindo vocabulário e estruturas da língua ao passo que produziam comunicação incipiente com a temática estudada.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Letras - Português / Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_UtilizacaoMetodoAudiolingual.pdf2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons